Artigo - A sua barragem pode estourar!

* Por Denia Consultoria *

Já parou para pensar, que o câncer de pele que acomete uma pessoa aos 50 anos de idade, pode ter iniciado seu processo de evolução no sol que ela tomava aos 20 anos?

Assim funcionam as nossas “barragens emocionais”: Se deixarmos acumular por tempo demais, mais cedo ou mais tarde, acabarão estourando.

No decorrer da nossa vida, conforme vamos nos relacionando com as pessoas, adquirimos a tendência de ir construindo “represas”: Criamos os “diques” da falta de perdão, o da revolta, da raiva, angústia, ansiedade, e seguimos em frente, na falsa ilusão do “represamento seguro”.

E, para disfarçar o recheio desta “comporta”, colocamos sorrisos, adereços e vida que segue...

Até que... “Do nada”, a barragem se rompe, o disfarce se desmonta, e nos tornamos exatamente aquilo que tentamos esconder.

O interessante nisso tudo, é que dificilmente acumulamos sentimentos positivos... Talvez seja coisa da natureza humana, mas a questão é, o quanto antes treinarmos o hábito de encarar essa “represa”, ao invés de jogar mais coisa dentro dela, menor será o risco de depararmos com a “enchente”, porque uma goteira no telhado, um balde resolve até a chuva cessar, mas assim que a chuva “der uma trégua”, se você não subir no telhado para recolocá-lo no lugar, quando vier a próxima chuva, mais baldes serão necessários, e maiores serão as consequências.

Por isso, devemos ficar atentos: Vigiarmos as nossas áreas mais frágeis. Se for a boca, tomar cuidado com o que falamos; se for a cobiça, evitar situações em que ela fique aflorada. Não creiamos na ilusão de que o conteúdo acumulado estará sempre seguro, ao contrário, tenhamos a certeza, que mais cedo ou mais tarde, ele transbordará.

Por isso, nós da Denia Consultoria, acreditamos que a Imagem Pessoal só se sustenta se for genuína e autêntica.

A aparência dissociada da essência, pode até se firmar superficialmente, mas na primeira tempestade, só conseguirá se manter se for original.

As adversidades do caminho são como aceleradores do conteúdo que carregamos dentro de nós. Se for fé que tenho guardado em mim, será fé que demonstrarei; se for força, força utilizarei; se for amor, amor me guiará, mas se tudo o que eu tento mostrar aos outros não passar de uma planta sem raiz, boiando ela permanecerá!

Sendo assim, para sermos pessoas ativas nas próprias escolhas, que cobram menos, e fazem mais, será necessário encarar as nossas fraquezas ao invés de acumulá-las.

Não tenha medo de olhar para si!

Sempre há tempo!

Comece por dentro!

* Denia Consultoria – A equipe da é formada por Denia Alexandrina, consultora de imagem e marketing, há 40 anos no mercado; Fernanda Fae Figueiredo, que é fashion marketing; e Estela Fae de Barros que é psicóloga e especializada em marketing. Email: [email protected] / @deniaconsultoria

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria