Idosos acamados de 80 a 84 anos começam a ser vacinados nesta quarta (10)

A vacinação dos idosos não acamados será suspensa temporariamente a partir desta terça, até a chegada de novas doses

A vacinação dos idosos acamados de 80 a 84 anos terá início na próxima quarta-feira (10). A imunização será realizada pelo Programa Melhor em Casa, através da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar – EMAD e pelas Equipes do Consultório de Rua, que irão se deslocar até a residência do usuário para aplicar a vacina. Os idosos de 85 anos acima cadastrados que ainda não conseguiram ser vacinados serão imunizados também.

As pessoas que serão vacinadas foram cadastradas previamente pelas equipes da Atenção Primária de acordo com a distribuição nas regionais. Aqueles que moram em locais onde não há cobertura da rede municipal foram orientados a procurar uma unidade mais próxima de sua residência para cadastrar os idosos acamados.

Vacinação no Centro de Eventos

Os idosos não acamados de 80 a 84 anos que ainda não conseguiram agendar a vacinação precisarão esperar uma nova remessa de doses chegar para a capital, pois as doses que vieram não foram suficientes para a totalidade do público deste grupo. “Com os idosos cadastrados até esta segunda-feira, até o fim do dia termos vacinado pouco mais de 2700 idosos da faixa de 80 a 84 anos. Como não recebemos mais doses, vamos precisar suspender temporariamente a vacinação deste grupo, pois o restante das vacinas será para os acamados e a segunda dose deles”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A campanha continua nesta terça-feira (09) com a vacinação dos trabalhadores da saúde que ainda não tomaram a primeira dose. “Os trabalhadores da saúde precisam imprimir a declaração de que fazem parte do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde em atividade, que deve ser preenchida com o número do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, assinada e levada no ato da vacinação no Centro de Evento do Pantanal. O documento está disponível no site Vacina Cuiabá, onde é feito o cadastro para vacinação”, explicou a coordenadora.

Tal medida atende à notificação recomendatória nº 007/2021, assinada pelo promotor de justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível, que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários e/ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

Fonte: ROBERTA PENHA - Assessoria de Imprensa