Idosos a partir de 85 anos começam a ser vacinados com segunda dose nesta quinta-feira

Agendamento deve ser feito no dia anterior ao que está marcado no cartão; a agenda abre diariamente às 13h

Nesta quinta-feira (11) começará em Cuiabá a vacinação de segunda dose dos idosos a partir de 85 anos. As pessoas deverão agendar o horário no site vacina.cuiaba.mt.gov.br para a imunização, que será realizada no Centro de Eventos do Pantanal.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira ressalta que é importante seguir corretamente os passos e ficar atento ao dia e horário que for fazer o agendamento, para que não haja confusões. “Todos os idosos que já tomaram a primeira dose têm escrito no cartão de vacinação o dia que devem tomar a segunda dose. A pessoa que for fazer o agendamento para esse idoso precisa entrar no site um dia antes da data que está marcada no cartão e agendar para a data correta. É importante que todos façam isso no dia correto, para que possamos manter a vacinação organizada e para que todos possam ser vacinados corretamente. O agendamento abre diariamente a partir das 13h”, detalhou Valéria.

Simultaneamente, continua a vacinação da primeira dose dos trabalhadores de saúde. Eles precisam imprimir a declaração de que fazem parte do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde em atividade, que deve ser preenchida com o número do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, assinada e levada no ato da vacinação no Centro de Evento do Pantanal. O documento está disponível no site Vacina Cuiabá, onde é feito o cadastro para vacinação.

Tal medida atende à notificação recomendatória nº 007/2021, assinada pelo promotor de justiça Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível, que orienta que sejam vacinados primeiro os trabalhadores vinculados a estabelecimentos e exercício de atividades com alto risco de contaminação pelo coronavírus e que as categorias de profissionais de educação física, integrantes de serviços veterinários e/ou que sejam exclusivamente de estética sejam vacinados em momento posterior da campanha de imunização.

A coordenadora avisa aos idosos de 80 a 84 anos que a vacinação para este público está temporariamente suspensa porque as doses acabaram, mas em breve Cuiabá receberá novas doses para este grupo e a vacinação será retomada. “As pessoas precisam ficar atentas aos veículos oficiais de informação da Prefeitura, pois estamos colocando todas as informações nestes canais”, revelou Valéria.

CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE DOS IDOSOS:

-Entre no endereço eletrônico vacina.cuiaba.mt.gov.br;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose;

-Preencha com o número do CPF e clique em consultar meu cadastro;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

IMPORTANTE: Deve ser observada a data marcada no cartão de vacinação do idoso e só realizar o agendamento no dia anterior à data marcada. O agendamento abre diariamente às 13h.

OBSERVAÇÃO: No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

SÓ PESSOAS A PARTIR DE 85 ANOS QUE FORAM IMUNIZADAS COM A PRIMEIRA DOSE SERÃO VACINADAS COM A SEGUNDA DOSE. AGENDAMENTOS DE PESSOAS COM MENOS DE 85 ANOS OU DE PESSOAS QUE NÃO INFORMARAM A IDADE SERÃO CANCELADAS.

Fonte: ROBERTA PENHA - Assessoria de Imprensa