Ministro confirma no Senado apoio a produção de vacinas

Segundo ministro da Saúde, proposta dos laboratórios de saúde animal é bem-vinda.

“Não vamos colocar qualquer obstáculo para ampliação da vacinação. Vamos acolher todo aporte de vacinas”. A afirmação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a reunião, nesta segunda-feira (29.03), da Comissão da Covid-19, criada pelo Senado Federal, ao responder o relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT), que reforçou a intenção dos laboratórios de produção de vacina animal para serem incorporados à linha de produção da vacina contra a covid. Segundo o senador, a proposta, que vem sendo viabilizada pelo parlamentar, já tem a atenção do presidente Jair Bolsonaro, que conversou sobre o assunto com o próprio ministro.

Segundo o senador, um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), mostra que em 90 dias, esses laboratórios poderão produzir até 200 milhões de doses e mais 200 milhões até o final do ano.

Segundo o ministro, o governo federal quer alcançar, até o final do primeiro semestre, a meta de vacinar 2,4 milhões de brasileiros por dia. Segundo ele, a meta se baseia nos contratos de aquisição de novas doses assinados com vários laboratórios e que garantem o fornecimento de mais de 500 milhões de doses até o final do ano.

Além disso, ele garantiu esforço concentrado para a aquisição de insumos como caminhões importados do Canadá para o transporte de vacinas, a aquisição de mais cilindros e aumento de produção de oxigênio e de leitos de UTI. Nesta segunda-feira (29.03), o governo federal liberou R$ 44 milhões para a abertura de novos leitos em 14 estados.

Relator da Comissão da Covid, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse que essas informações criam um horizonte de esperança para os brasileiros, para um país traumatizado pelos mais de 300 mil óbitos, pelo drama da superlotação das UTIs e pela paralisação de grande parte das atividades econômicas.

Durante a reunião, o ministro também anunciou a criação de uma secretaria executiva que vai concentrar as ações de enfrentamento da covid e convocou secretários municipais e estaduais para juntarem forças.

Questionado pelos senadores sobre o recrudescimento da pandemia no Brasil, Queiroga avaliou que as medidas de prevenção foram colocadas em prática parcialmente, como é o caso do uso de máscaras. Ele garantiu uma campanha de conscientização da população para tal prática, que considerou quase equivalente a uma vacina contra o coronavírus.

Da assessoria