Municípios recebem equipamentos para promoção da igualdade racial

Emenda do senador Wellington Fagundes viabilizou a compra de veículos, computadores e aparelhos de som

Catorze municípios de Mato Grosso receberam hoje (19.03) equipamentos para fortalecer as ações dos conselhos de Promoção da igualdade Racial em Mato Grosso. Os kits, que incluem veículos, computadores e equipamentos de som, foram viabilizados por emenda do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e entregues pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A data – 19 de março – foi escolhida como homenagem ao município de Vila Bela da Santíssima Trindade, que comemora 269 anos. O prefeito, André Brinsken, conta que a cidade foi a primeira capital de Mato Grosso e hoje é pólo de atrativos turísticos, históricos e culturais, fruto da miscigenação de vários povos, principalmente os negros, que criaram na região vários quilombos na luta pela liberdade. Um deles – o quilombo do Quariteré – foi comandado por Tereza de Benguela durante 40 anos.

“Há séculos, Vila Bela registra a resistência dos negros e a luta pela igualdade racial”, disse o senador. Para ele, Vila Bela guarda a essência da memória de Mato Grosso e do Brasil, um país que continua ainda profundamente desigual social e economicamente. “Construir um mundo melhor implica o respeito às diferenças e o reconhecimento de que cada ser humano, independentemente de sua raça ou cor, tem o direito a uma vida digna e com igualdade de oportunidades”, disse.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Francisco Júnior, os recursos viabilizados pelo senador são os maiores já destinados ao setor. “Wellington Fagundes entra para a história por se dedicar ao povo negro de Mato Grosso”.

Neurilan Fraga, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, disse que, em 40 anos dedicados à vida pública, é a primeira vez que presencia um ato dessa natureza. “É uma reparação histórica”.

“Não poderia haver data mais propícia”, disse a deputada estadual Janaína Riva, em referência à história de Vila Bela.

O secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, disse que todos devem ter igualdade de oportunidades e essa tem sido a luta da Sepir e do Ministério da Mulher, Família e Igualdade Racial. “Precisamos deixar para os nossos filhos uma sociedade livre, justa e igualitária”, disse ao parabenizar o senador pela iniciativa. “Estamos felizes com essa entrega”.

“Termino a semana com um dos eventos mais extraordinários do ministério”, disse a ministra Damares Alves. “Somos um único povo e precisamos trabalhar a igualdade, enfrentar a discriminação, a intolerância e violência”.

Ela ressaltou a importância do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Federal de Mato Grosso, que pretende incentivar o empreendedorismo da mulher negra. O projeto foi apresentado pelo reitor eleito do IFMT, Júlio César.

Receberam equipamentos os municípios de Vila Bela, Rondonópolis, Sapezal, Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Poconé, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Jaciara, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento.

Diante da pandemia, o evento foi realizado virtualmente e com a participação de mais de 40 pessoas, incluindo prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e de Promoção da Igualdade Racial.

Da assessoria