CUIABÁ 302 ANOS - João Ormond, Maurício Detoni e Ana Rafaela dedicam-se à trilha sonora do aniversário da capital mato-grossense

A produção estreia nesta quinta-feira (08.04), às 10h (horário de Mato Grosso), nos canais de YouTube dos artistas

Neste dia 8 de abril, quando Cuiabá completa 302 anos, três grandes talentos mato-grossenses se unem para presentear a cidade com uma bela produção audiovisual. O projeto “Por Todo Canto”, no qual João Ormond convida Maurício Detoni e Ana Rafaela, traz 16 canções, fruto de parcerias do “Violeiro do Pantanal” com diversos artistas, seja nas composições ou nas gravações, que ilustram o talento e a versatilidade do trio, cuja história musical está intimamente ligada à Cuiabá.

A produção estreia nesta quinta-feira (08.04), às 10h (horário de Mato Grosso), nos canais de YouTube dos artistas, tornando-se uma trilha sonora muito especial para a celebração de Cuiabá. Sem o regionalismo de costume, mas sem esquecer as raízes, Ormond apresenta um trabalho voltado para a música mundial - a World Music -, passeando pelo Reggae, Samba Reggae, Bossa Nova, Forró, Folk, Rock Rural e a música caipira.

Segundo Ormond, o audiovisual foi a forma encontrada para levar ao público um pouco do que seria o projeto original. “A ideia era realizar um show beneficente em Cuiabá, em que receberia Ana e Maurício. Com o agravamento da pandemia e das medidas de restrição, isso se tornou impraticável. Até mesmo uma live seria complicado de realizar”, frisa. Então optou-se por uma apresentação gravada, em clima intimista, onde os três alternam apresentações solo, em duos e trios.

O repertório tem como base o álbum independente “Por todo Canto”, lançado em 2019 e disponível nas plataformas de música. Todas as 10 faixas do disco estão presentes, somando-se a alguns clássicos e sucessos de Ormond, como “Eu Nasci Com Asas”, que lançou com Zé Geraldo, “Nunca é Tarde Para Brilhar”, gravada com Adriana Farias (do Barra da Saia), e Miosótis, registrada com Ana Rafaela, entre outras. Comparece também “Pra Terra”, de Maurício Detoni, uma declaração de amor a Cuiabá e Mato Grosso.

Belas canções, músicos talentosos e estilos diferentes de cantar tornam “Por Todo Canto” um trabalho único. “São artistas do mais alto quilate e eu me senti muito honrado de tê-los nesse projeto. Foi uma química bacana que rolou. Acredito que conseguimos produzir uma obra cativante e atemporal que agora apresentamos como um singelo presente à Cuiabá. Uma retribuição à cidade que tantas alegrias e oportunidades nos proporcionou e se tornou fator decisivo para alçarmos voos mais longínquos”, ressalta Ormond.

Os cantores Ana Rafaela e Maurício Detoni são cuiabanos e atualmente residem respectivamente, em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Já João Ormond, natural de Alto Paraguai, despontou para a música na capital mato-grossense e hoje divide-se entre ela e Jundiaí (SP), onde fica seu estúdio/escritório. Quer dizer, são como embaixadores que revelam a qualidade musical e cosmopolita de Cuiabá para o restante do país.

A satisfação também é demonstrada pelos parceiros de projeto. Segundo Detoni foi uma oportunidade de manter o que já se tornou tradição. “É mais uma oportunidade para dar os parabéns a Cuiabá. Eu sempre presto alguma homenagem desde que saí da cidade há mais de 20 anos. Nesse show tenho a felicidade de ter uma canção minha chamada Pra Terra, que fiz em 1997. É uma honra, uma grande alegria que essa canção esteja aí sendo distribuída através de grandes amigos meus”, finaliza Maurício Detoni.

“É um alívio, um suspiro bom em meio a esse caos que estamos vivendo. Ver esse resultado tão lindo, com artistas da terra e a gente podendo fazer esse trabalho daqui de São Paulo, reunindo profissionais incríveis e queridos, para mim foi um grande presente”, enaltece Ana Rafaela. Para a cantora, foi muito bom poder comemorar o aniversário da Capital com um projeto que é histórico. “É isso, Cuiabá fazendo história em São Paulo e para o mundo. Está na internet, está no mundo. Tenho muito orgulho de fazer parte disso”, comemora.

“Nos preocupamos em apresentar uma produção muito bem feita. Com captação profissional de som e imagem. Gostamos muito do resultado. Gravamos o que queríamos gravar, do jeito que queríamos gravar. Superou todas as expectativas”, analisa Ormond, aproveitando para frisar que houve uma preocupação grande em relação à saúde de todos os envolvidos. “Gravamos em São Paulo mesmo, em uma chácara, dentro das normas de segurança, músicos com máscaras, distanciamento, lugar aberto”.

João Ormond destaca a equipe de produção e a participação de grandes músicos de apoio na gravação como Cássio Soares (bateria), Gabriel Nanni (baixo), Rafael Cabello, Rafael Virgulino (acordeon) e Rafael Amarante (violão/guitarra).

“Por Todo Canto” é um dos projetos contemplado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Serviço:

Por todo Canto - João Ormond convida Maurício Detoni e Ana Rafaela

Data: 08 de abril de 2021 (quinta-feira)

Horário: 10h, horário de Mato Grosso

Local: Canal do Youtube de João Ormond, Ana Rafaela e Maurício Detoni

Da Assessoria