Lei de Incentivo ao Esporte beneficia empresas parceiras do Cuiabá Arsenal

Com a possibilidade de obter mais de R$ 1,3 milhão em recursos para projetos de formação de novos atletas para a Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA), após obter a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), o time da capital mato-grossense se esforça para conseguir novas parcerias. Por meio de doações e patrocínios, empresas e até pessoas físicas poderão investir parte do que pagariam de Imposto de Renda ao clube cuiabano.

No total, até 1% do IRPJ pode ser abatido das empresas parceiras e até 6% do IR para pessoas físicas. O presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Junior, afirmou que o recurso será benéfico para o time. “Estruturamos nosso projeto para conseguir a aprovação do Ministério da Cidadania via LIE e mostrar que as empresas parceiras também podem se beneficiar pagando menos impostos”.

O projeto do Cuiabá Arsenal se destinará para a estruturação da equipe com profissionais que poderão desenvolver novos atletas, da base até o time principal. “Com a vinda de recursos, vamos conseguir adquirir materiais e equipamentos de treino para utilização dos profissionais e dos atletas. Um fator importante a ser observado é que nós já fazemos esse trabalho, mas com os próprios atletas custeando as coisas e com alguns patrocínios diretos que recebemos”, disse o presidente.

Para a Unimed Cuiabá, empresa patrocinadora, apesar de não escolher esta modalidade de apoio ao time, explicou que a lei pode ser um grande chamariz para que novos apoiadores comecem a ajudar. “Tudo depende da política da empresa que será apoiadora ou patrocinadora. De acordo com a política interna de patrocínios da Unimed Cuiabá, o foco é no incentivo à prática de esportes e promoção da saúde, além da valorização do time sediado em nossa cidade”.

A empresa conclui que vincular a imagem do time faz parte dos projetos da cooperativa. “Queremos ser referência no incentivo à prática esportiva em Cuiabá. Por isso, temos orgulho de patrocinar times como o Cuiabá Arsenal, que é pioneiro na modalidade em Mato Grosso e já tem tantos títulos conquistados”.

A Lei nº 11.438/06 (Lei de Incentivo ao Esporte) permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. O Cuiabá Arsenal conseguiu formalizar o projeto no final do ano passado e tem condições de conseguir os recursos até outubro de 2023, com o foco no incentivo ao esporte americano para crianças e adolescentes moradores de bairros carentes da capital e do município vizinho, Várzea Grande.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa