Emanuel Pinheiro destaca que o Enem Digital é um instrumento para realizar sonhos

Iniciativa irá ofertar aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio e vai atender cerca de duas mil pessoas

“Ajudar a realizar sonhos de homens e mulheres que só precisam de uma oportunidade”. A definição foi apresentada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, durante o lançamento da terceira ação do programa “Pra Frente Cuiabá- Enem Digital”. A ação vai levar conhecimento para quem deseja se preparar para o vestibular. São 2 mil vagas para aulas online que já estão com inscrições abertas AQUI e permanecem até o dia 16 de junho, com previsão de início das aulas em 21 de junho. Conforme o prefeito Emanuel, o Pra Frente Cuiabá foi desenhado para o desenvolvimento do capital humano, rural e industrial da capital de Mato Grosso. O Enem Digital foi lançado pela Prefeitura de Cuiabá no dia 27 de maio.

“Os jovens estão sedentos, cheio de sonhos, querendo trabalhar, se desenvolver. É aí que entra a gestão Emanuel Pinheiro, que vai oferecer de forma gratuita cursos preparatórios para que possam ingressar numa faculdade. Isso, sem falar na expectativa dos pais, que querem o melhor para os seus filhos e muitas das vezes não tiveram a oportunidade”, pontuou Pinheiro.

O Enem Digital foi constituído para atender a cerca de 2 mil estudantes. O público alvo são pessoas que já concluíram ou irão concluir em 2021 o 3º Ano do Ensino Médio; que o 3º ano ou curso semelhante tenha sido concluído em escola da rede pública. É uma condicionalodade, que tenha preferencialmente renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo. Par que possam participar das atividades, também, não possuírem formação de nível superior e que não se encontram matriculados em curso de nível superior.

Pinheiro relembra que em sua primeira gestão, a Prefeitura de Cuiabá, já havia lançado o Curso Preparatório Comunitário- CPC, idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Agora, com o Enem Digital é um caminho sem volta. Nesse início será uma preparação para o ensino superior. O próximo passo, será a formação para concursos públicos. A Prefeitura trabalha para oferecer melhor qualidade de vida. Enquanto estiver a frente da administração do município, projetos dessa envergadura serão criados”, finalizou Pinheiro.

Pra Frente Cuiabá

O programa Pra Frente Cuiabá é executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Fazenda.

Já foram lançadas as ações Sine da Gente e Enem Digital, executadas pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a ação Qualifica Cuiabá, idealizada e executada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, juntamente com a Secretaria de Asistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Confira um pouco mais das cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:

- Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.

- Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; Suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.

- Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; Desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; Preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.

- Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; Qualificação técnica na produção do campo; Incentivo à atividade da agroindústria; Programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: Peixe, FLV (fruta, legume e verdura), Frango e Leite.

- Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.

Fonte: CAROLINA MIRANDA - Assessoria de Imprensa