Hospital São Mateus adota EBUS; tratamento é menos invasivo e mais eficiente para pacientes oncológicos

O Hospital São Mateus, em Cuiabá, começou a realizar, nesta quinta-feira (13), ecobroncoscopia, que é conhecida como Ultrassonografia Endobrônquica (EBUS), a mais nova tecnologia minimamente invasiva utilizada para detectar e remover lesões nos pulmões provocadas por câncer.

O médico cirurgião torácico Marcelo Borges explica que a EBUS possui diversas vantagens se comparada às técnicas que eram utilizadas até então.

“Com o EBUS você consegue acessar lesões que não conseguiria fazer com outros métodos como a broncoscopia simples e biópsia transparietal. É um exame rápido, de baixo impacto e o paciente dorme em casa”, ressalta o médico.

Pelo fato do EBUS ser minimamente invasivo, não exige internação preparatória para o procedimento e evita o pós-operatório em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Também existe outra vantagem em relação ao custo do EBUS em relação aos demais métodos/tecnologias, o que o torna economicamente mais vantajoso”, pontua o médico.

O Hospital São Mateus, em Cuiabá, é pioneiro no uso da nova tecnologia para a realização do exame em Mato Grosso, e na avaliação do diretor médico do hospital, Alessandro Henrique Previde Campos, o EBUS se torna estratégico neste momento de pandemia.

“Diante de um cenário de pandemia, no qual a gestão de leitos é bastante importante, o uso de técnicas que promovam a desospitalização, que é a menor permanência possível do paciente no hospital com condições seguras para ir para casa, é um fator importante. Além do mais, técnicas minimamente invasivas são cada vez mais precisas e benéficas aos pacientes”, pontua.

Serviço

Com 40 anos de fundação, o Hospital São Mateus possui centro cirúrgico geral e equipado para procedimentos ortopédicos, cardiológicos, neurológicos, gástricos e oncológicos, entre outras especialidades. O hospital também é o único de Mato Grosso a possuir Pronto-Atendimento 24h neurológico e ortopédico, além do PA Geral.

Mais informações, agendamentos de consulta e esclarecimentos sobre dúvidas em relação aos serviços do hospital São Mateus: http://hmsm.com.br/, ou pelas redes sociais no Facebook (hospitalsaomatuescuiaba) e Instagram (@hops_saomateus) ou pelo telefone: (65) 3051-2222.

Fonte: ZF Press