Justiça comunitária e parceiros levam esperança às comunidades ribeirinhas de Porto Jofre

Centenas de famílias ribeirinhas que vivem nas comunidades ao redor de Porto Jofre, localidade pertencente ao município de Poconé, ganharam um motivo para sorrir e para ter esperança. Isto porque, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/05), equipes do Justiça Comunitária, programa do Poder Judiciário de Mato Grosso, da Marinha do Brasil, da Ong Panthera e parceiros levaram serviços essenciais de saúde, justiça e cidadania, que dificilmente chegam até eles em razão do isolamento da região.

Marinha - O Capitão Tenente Marcos Vinicius Rodrigues Paulino conta que a Marinha, que é parceira há muitos anos do Justiça Comunitária, faz questão de estar presente em ações como esta.

"Estamos aqui em conjunto com o Tribunal de Justiça para realizar atendimentos odontológicos de urgência e emergência à população ribeirinha da comunidade de Porto Jofre. Em virtude da localidade estar distante dos centros urbanos, o sistema de saúde tem dificuldade de acesso a estas comunidades. Por isso, é muito importante a presença do navio aqui, que demonstra a preocupação do Estado para com a população ribeirinha”, destaca o capitão.

Além dos atendimentos odontológicos, ainda estão sendo oferecidas aulas de saúde bucal para as crianças e distribuição de medicamentos e kits de higiene dental.

Parceiros - Outros parceiros também se juntaram à ação social, como: Detran (orientação infantil), INSS (seguro defeso, aposentadoria, benefícios etc), Secel (atividade infantil), Setasc (foto 3x4, segunda via de certidões e plastificação de documentos), Defensoria (parte de TI da ação) e Transporte TJ (Transporte das doações).

Educação - A estudante Eduarda Aparecida de Lima, de 9 anos, garantiu que adorou ter participado das atividades educativas do Detran, da Secretaria de Educação e da Marinha. "Aprendi sobre como devemos agir como pedestres, aprendi a fazer um brinquedo super legal e ainda ganhei balinha”, disse.

Para Eliseu Evangelista da Silva, da Ong Panthera, a oportunidade de fazer a diferença na vida de pessoas como Eduarda é o que torna iniciativas como esta tão importantes.

"Na pandemia, a gente se deparou com a intensa dificuldade dos ribeirinhos em se manter. E a chegada do Justiça Comunitária e dos parceiros foi essencial para que conseguíssemos realizar este trabalho de amparo e esperança junto a eles. Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando pessoas que realmente precisam”, finalizou.

Fonte: Mariana Vianna - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fotos: Alair Ribeiro