SAÚDE - Após Covid, pacientes devem esperar a partir de 4 semanas antes de passar por cirurgia eletiva

Pacientes que superaram a covid-19 não precisam ficar com receio de realizar uma cirurgia eletiva. É o que orienta a médica Ana Claudia Albernaz Valente, anestesiologista do Hospital São Mateus, em Cuiabá. As evidências científicas têm apontado que as possíveis sequelas provocadas pelo SARS-CoV-2 não impedem a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos desde que sejam respeitados os intervalos preconizados, que variam entre quatro e 12 semanas de acordo com a gravidade clínica da doença.

A especialista explica que o Hospital São Mateus adota as recomendações da ASA (American Society of Anesthesiologists) e APSF (Anesthesia Patient Safety Foundation). A orientação aos pacientes que tiveram covid na forma assintomática ou sem sintomas respiratórios é aguardar quatro semanas após o diagnóstico para serem submetidos a uma cirurgia eletiva.

“Para o paciente que foi diagnosticado com covid e teve sintomas leves porém não precisou ser hospitalizado, o tempo de espera é de seis semanas. No caso de pacientes diabéticos ou imunossuprimidos e para aqueles que ficaram hospitalizados, são necessárias entre oito e dez semanas de espera antes de passar por um procedimento cirúrgico eletivo”, enfatiza.

A ASA e APSF ainda recomendam que os pacientes que desenvolveram o estágio grave da covid e foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) precisam esperar 12 semanas após o diagnóstico antes de passar pela cirurgia eletiva.

A médica Ana Cláudia ressalta que além do período de espera, o hospital também segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que desencoraja a repetição de testes como prática rotineira para a realização de procedimentos eletivos.

“Isso acontece porque essa orientação considera a importante limitação dos testes quando coletados em pacientes assintomáticos ou fora dos prazos preconizados pela metodologia do exame. As orientações descritas são baseadas nas melhores evidências científicas e em notas técnicas dos órgãos sanitários. Essas recomendações são constantemente refinadas e atualizadas em concordância com as modificações do cenário epidemiológico e com o escopo de manter todo o corpo clínico e a população informados”, destaca.

O Hospital São Mateus também tem feito rastreio cuidadoso para ocorrência de síndrome gripal.

“Os pacientes que passam por cirurgias eletivas no Hospital São Mateus ficam em uma área certificada como Covid-Free. Temos esse selo desde setembro de 2020, concedido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), que atesta nosso compromisso com boas práticas de biossegurança e cumprimento aos protocolos contra a infecção pelo coronavírus”, explica a diretora-geral do Hospital, Marilda Venzel.

Serviço

Com 40 anos de fundação, o Hospital São Mateus possui centro cirúrgico geral e equipado para procedimentos ortopédicos, cardiológicos, neurológicos, gástricos e oncológicos, entre outras especialidades. O hospital também é o único de Mato Grosso a possuir Pronto-Atendimento 24h neurológico e ortopédico, além do PA Geral.

Mais informações, agendamentos de consulta e esclarecimentos sobre dúvidas em relação aos serviços do hospital São Mateus: http://hmsm.com.br/, ou pelas redes sociais no Facebook (hospitalsaomatuescuiaba) e Instagram (@hops_saomateus) ou pelo telefone: (65) 3051-2222.

Fonte: Redação ZF Press