Após abertura de pré-cadastro para população acima de 18 anos no lugar dos faltosos, polos registram alta procura

Na capital, somente nos primeiros 29 dias de junho, foram registrados quase 15 mil faltas de pessoas que estavam agendadas

Em Cuiabá, após o prefeito Emanuel Pinheiro anunciar, na tarde desta segunda-feira (28), que as doses dos cadastrados faltosos seriam destinadas para o público de 18 a 49 anos, os polos de vacinação nesta terça-feira (29), registraram aumento na procura pela imunização. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que, desde a tarde da última sexta-feira (25) até esta terça-feira (29), foram aplicadas 11.816 doses da vacina.

O anúncio do chefe do executivo municipal, em destinar as doses dos faltantes a um novo grupo, foi feito após a coordenação da vacina detectar quase 50% de abstenções. Somente no mês de junho, foram registradas quase 15 mil faltas referentes aos agendamentos dos grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que os cadastrados têm o prazo de 48 horas para comparecer e receber a vacina, o que não conta com dado estatístico para saber quantas retornaram ou não para se vacinar no prazo de 48 horas ou mesmo de quem perdeu o prazo e conseguiu ser reagendado posteriormente.

“Cuiabá tem sido exemplo na aplicação da vacina. Todas as doses que chegam rapidamente são agendadas para aplicação. Contudo, nossa equipe tem feito o alerta sobre os faltosos. Diante disso, eu determinei que a medida que isso for ocorrendo, estas doses serão destinadas a esses grupos sem comorbidade. Esta ação visa a aplicação da primeira dose. A segunda dose continua garantida”, enfatizou o prefeito.

O levantamento da coordenação da vacina em Cuiabá apontou que somente nesta terça-feira (29), primeiro dia de abertura do cadastro para o público de 18 a 49 anos, foram registradas 112.764 cadastramento.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Fonte: HÉRICA TEIXEIRA - Assessoria de Imprensa