PONTOS TURÍSTICOS - Igreja do Rosário e São Benedito

Tradicional para os festeiros, uma das igrejas mais famosas de Cuiabá é visível para quem passa pelo cruzamento da Coronel Escolástico e a antiga Prainha. Localizada em frente ao local conhecido como Ilha da Banana, antiga Lavanda de Ouro, onde um garimpo era explorado, é também uma das mais antigas da capital.

Em 1727, a expressiva riqueza de ouro na região formava um arraial no local, onde surgiram duas Igrejas e três ruas mal alinhadas. Nesse contexto, a Igreja do Rosário foi construída por braços negros devotos de São Benedito, o padroeiro da cor que deu o nome pela qual ela é conhecida. Não se sabe a data exata de sua construção, mas é certo que a Igreja do Rosário já passou por reformas que alteram muito seu estilo.

Em 1928, durante o governo de Mário Correia da Costa, sua fachada colonial foi substituída por uma torre central e pontiaguda de características neogóticas. Essa reforma teria como inspiração a construção de outros templos, como a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e a igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho.

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi criada em 1945. Em 1960, a capela de São Benedito foi ampliada e uma intervenção paisagística foi realizada no governo de Pedro Pedrossian, em 1968. Mesmo com suas recorrentes modificações, ela foi tombada patrimônio histórico nacional devido seu valor histórico, em 1975, pelo antigo SPHAN.

Na década de 80, a igreja passa por restauração para resgatar sua fachada original. Nela, todos os anos a celebração da fé ao Santo Padroeiro de Cuiabá mobiliza o povo cuiabano em missas da madrugada, procissões, apresentações culturais, shows e feira gastronômica com comidas típicas regionais.

Na igreja são realizadas missas nas terças-feiras, às 5h e 19h, nas quartas, quintas e primeira sextas do mês, às 19h, e no domingo às 8h e 19h.

Fonte: Ednilson Aguiar/O Livre