Prefeito Emanuel Pinheiro entrega ambulância para socorrer comunidades atendidas pela UBS Rio dos Peixes e extensão do Coxipó do Ouro

Aproximadamente 3 mil moradores dessas regiões serão beneficiados

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou uma ambulância zero quilômetro para a unidade básica de saúde (UBS) do Rio dos Peixes, na manhã deste sábado (26). Esta é a primeira vez que uma unidade da zona rural de Cuiabá é contemplada com um veículo novo para atender aos pacientes. De acordo com a coordenadora da zona rural da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marinete do Oliveira Ribeiro, a ambulância terá como foco transportar pacientes em situação de urgência e emergência para alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), policlínica ou mesmo para algum hospital de Cuiabá. A ambulância também vai acompanhar o médico da unidade nos dias em que a equipe for prestar atendimento no Coxipó do Ouro, onde há uma extensão à UBS Rio dos Peixes. No total, aproximadamente 3 mil moradores dessas regiões serão beneficiados.

Na oportunidade, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou e agradeceu a dedicação, o amor e o carinho que os servidores da unidade dedicam à causa da saúde pública e afirmou que destinou a ambulância por conta da preocupação de fazer a saúde chegar mais rápido e com mais eficiência e humanização na área rural. “Quero agradecer à toda equipe da saúde. São companheiros e companheiras, servidores públicos que se dedicam dia e noite para trabalhar e, aqui também na zona rural, queremos integrar ao sistema de saúde humanizado e avançado na nossa capital, simbolizado não só na reforma que entregamos aqui na unidade, há cerca de um ano, quando falei que as melhorias na zona rural seriam constantes. E hoje uma ambulância zero quilômetro para dar toda a condição, presteza, agilidade e comodidade para salvar vidas da população que vive na área rural.

O vice-prefeito José Roberto Stopa afirmou que quem ganha com a entrega da ambulância é a população mais carente. “Para alguns pode parecer algo simples, mas para quem precisa sair daqui para ir para Cuiabá, essa ambulância é muito importante. Então a gestão Emanuel Pinheiro tem a plena noção do quanto esses talvez pequenos atos são importantes para a sociedade”.

Em seu primeiro discurso como secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues declarou: “A gente fica muito feliz em ver uma unidade recém-reformada e agora a entrega da ambulância. Isso é a concretização de uma gestão humanizada, de um trabalho em que o prefeito tem muito cuidado com a saúde pública. Acho isso muito importante e fico muito honrado em ser secretário de Saúde, de fazer parte dessas conquistas. O prefeito tem entregado um trabalho muito bonito na Saúde. É a primeira vez que estou falando depois de ter sido nomeado e agradeço muito ao prefeito por essa confiança. Não mediremos esforços para fazer com que a gestão seja a melhor possível e trazer muitas conquistas para a população”.

O morador da comunidade Rio dos Peixes e motorista da ambulância, Thales Santana da Silva, conta que trabalha há 5 anos na Secretaria Municipal de Saúde e que, desde o início, tem participado ativamente nos serviços prestados à comunidade onde vive, o que para ele é algo gratificante. “Comecei no setor de obras. Pedi para ajudar na obra de reforma aqui da unidade quando ela começou, fui motorista da coordenação da zona rural e, agora, estou como condutor da ambulância da UBS Rio dos Peixes, um presente maravilhoso que nós ganhamos para atender à comunidade. Sempre vivi aqui, minha família toda é daqui. Pra mim é uma emoção muito grande porque isso aqui é um sonho para toda a comunidade, que eu acho que ninguém acreditou que viria a ambulância para nós aqui, e que está se realizando agora”, revela.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da ambulância o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde, Dr. Xavier; o diretor geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues; o diretor técnico de Serviços Urbanos, Anderson Matos; os vereadores Dr. Luiz Fernando, Cezinha Nascimento, Mário Nadaf, Kássio Coelho, Lilo Pinheiro e Paulo Henrique.

Fonte: CELLY SILVA - Assessoria de Imprensa