Banco de Leite Humano do HG completa 20 anos de história e doações

Em comemoração aos 20 anos de criação do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), será realizado um evento para homenagear as mamães doadoras e também mostrar para a população a importância deste alimento.

Para celebrar a data, as doadoras de leite materno estão convidadas para participar do evento comemorativo que será realizado em todo o mês de agosto.

No Hospital Geral, diariamente as crianças prematuras internadas na UTI Neonatal dependem da doação do leite materno para seu desenvolvimento e sobrevida.

O coordenador do BLH do HG, Marcus Vinicius de Carvalho explica que esse ano o tema abordado é ‘Agosto Dourado: Proteger a Amamentação – Uma Responsabilidade de Todos’.

“A unidade é uma das referências em Mato Grosso nessa área. O Banco de Leite do HG consegue prestar um trabalho de excelência para as mães e os bebês que necessitam de apoio técnico especializado na amamentação e no fornecimento de leite de qualidade. Ainda temos melhorias a fazer, mas os avanços do órgão nessas duas décadas são inegáveis”, ressaltou o coordenador.

A doadora, Kiane Melo de Carvalho, falou sobre a motivação para colaborar como voluntária com o Banco de Leite. “Na minha adolescência, eu via minha mãe sendo doadora de leite materno no Hospital Geral, então sempre disse que quando eu fosse mãe queria ser doadora. Como tenho leite em excesso e a minha bebê não mama tudo, e já tinha que tirar o leite de qualquer jeito, porque não doar e ajudar os bebês que precisam? Então resolvi ir guardando nos potinhos e fazer a doação para o Banco de Leite do HG. Porque é muito injusto eu jogar esse leite fora sabendo que tem muitas crianças nas UTIs neonatais que precisam deste alimento. Além disso, depois que virei mãe eu percebi que é um ato de amor muito grande poder doar esse alimento que é tão importante para os recém-nascidos”.

Em 20 anos de atividades o Banco de Leite do HG acumulou em seu cadastro 5.266 doadoras de leite, mais de 30.156 atendimentos individuais, cerca de 7.928 visitas domiciliares, 6.644 litros de leite humano coletado e mais de 6.104,8 litros pasteurizados, sendo que cerca de 6.774 atendimentos em grupo de recém-nascidos receberam esse leite, todos eles, em sua maioria, prematuros de baixo peso.

Conheça o Banco de Leite

O Banco de Leite Humano do HG funciona de segunda a sexta, das 07h às 19h e sábado das 7h às 13h, ele fica localizado no segundo andar do HG, na Rua 13 de Junho, nº 2.101, Centro Norte em Cuiabá.

A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, sala para retirada do leite e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem no Hospital Geral, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

O Banco de Leite do HG é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.

Confira a programação

31/07 – Sábado

09h:30 Carreata pela Amamentação (SES/MT) - O trajeto da carreata pela amamentação sairá da Praça das Bandeiras e chegará na Praça Alencastro. Essa carreata foi pensada pelo Grupo Supermães de Cuiabá;

02/08 – Segunda-feira

Abertura do Agosto Dourado - COPHS/SES e FANUT/UFMT (Online);

03/08 – Terça-feira

10h- II Encontro Macrorregional de Amamentação e Alimentação Complementar Saudável (Baixada Cuiabana) - Funcionamento e Campanha de Doação (Online);

04/08 – Quarta-feira

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (Recepção do Hospital Geral)

10h - Entrega de Camisetas as Mães da GO, PED e UTINEO

16h - Performance da Residência Multiprofissional no Aleitamento Materno

05/08 – Quinta-feira

10h - Performance da Residência Multiprofissional no Aleitamento Materno

16h - Performance da Residência Multiprofissional no Aleitamento Materno

06/08 – Sexta-feira

10h - Performance da Residência Multiprofissional no Aleitamento Materno

16h- Performance da Residência Multiprofissional no Aleitamento Materno

16/08 – Segunda-feira

09H às 17h - Agosto Dourado Alimentação, Ciência e Dogmas - Rede Global de Banco de Leite Humano (Online);

31/08 – Terça-feira

Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno (2021 – SES/MT - Online)

Webinar - Extensão e pesquisa em AM: experiências bem-sucedidas em MT.

Fonte: Soraya Ludmila Medeiros - Assessoria de Imprensa