GMF-MT promove oficina virtual de criatividade com reeducandas da ala Arco-íris

“Liberdade, gratidão e paz” foram algumas das palavras que as reeducandas que integram a ‘Ala Arco-íris’ do Centro de Custódia de Cuiabá (CRC) disseram para definir a oficina virtual de arte promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. A ação foi realizada de forma semipresencial, na tarde desta sexta-feira (9 de julho) e foi oportunizada pela equipe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF-MT).

Quem liderou a oficina foi a professora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs) do sistema prisional do Rio Grande do Sul, Carla Jacinto. A oficina foi construída com o objetivo de resgatar, desenvolver autoestima, empatia e a criatividade por meio da escrita criativa. As reeducandas tiveram acesso à música, pintura, literatura e alguns momentos de descontração e confidências.

Conforme a responsável pelo setor de projetos do GMF, Alianna Cardoso Vançan, essa é uma demanda que foi abraçada pelo GMF conjuntamente à equipe de responsáveis pela ala arco-íris do CRC. “A execução é parte de uma coletânea de laboratórios que atendem aos eixos do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Lidar com a população LGBTQIA nas unidades penais é forma de construir mudanças de paradigmas dentro do contexto sociológico do cárcere. O GMF valoriza e se preocupa com as subjetividades do cárcere", disse.

O projeto pretende, aproveitando-se do mês do orgulho, que foi em junho, promover a ideia de que os marcos que auxiliam a repensar preconceitos devem se expandir para o cotidiano. “É por isso que a oficina se inicia em julho e marca o início de uma série de atividades à comunidade LGBTQIA”, concluiu Alianna.

Ala Arco-íris - A Ala Arco-íris foi um dos primeiros espaços no Brasil destinado à população LGBT privada de liberdade. Ela foi criada em 2012 e abriga atualmente presos transsexuais, gays e travestis. As reeducandas da ala participam de diversas atividades de ressocialização desenvolvidas na unidade, como: organização da biblioteca, artesanato, jardinagem, confeitaria, entre outros.

Fonte: Ulisses Lalio - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT