Hospital Geral de Cuiabá é o único a realizar cirurgias e atendimentos cardiológicos em Mato Grosso

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) é hoje o único local a realizar no mesmo ambiente, as cirurgias cardiovasculares, procedimentos em hemodinâmica e atendimentos cardiológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Sendo inclusive referência em realizar procedimentos de média e alta complexidade para todo o Estado de Mato Grosso (nos 141 municípios).

Nos cinco primeiros meses de 2021, por exemplo, o HG realizou na área cardiovascular: 2.027 consultas, 839 procedimentos diagnósticos e 540 procedimentos cirúrgicos. Neste mesmo período, foram implantados 456 stents.

“Mesmo com a pandemia da Covid-19, e com a suspensão das cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais em 2020 pelos decretos estaduais e municipais, realizamos 1.205 procedimentos cirúrgicos cardiovasculares, muito próximo do alcançado no ano anterior”, destaca o diretor técnico do HG, Dr. Alexandre Maitelli. Para ele, esses dados demonstram o compromisso do hospital em oferecer saúde de qualidade para toda a população mato-grossense, mesmo em condições adversas”.

O Dr. Alexandre destaca que o hospital tem 50 leitos dedicados a cardiologia e mais 50 leitos de retaguarda, totalizando 100 leitos dedicados exclusivamente aos atendimentos cardiológicos. Além disso, a unidade hospitalar conta com 20 leitos de UTI Adulto, sendo 10 leitos exclusivos para os cuidados dos pacientes cardíacos.

O cirurgião cardiovascular, Dr. Gibran Roder Feguri explica que só nesta semana realizou operações de troca de válvula aórtica, plásticas da valva mitral e tricúspide, cirurgia de revascularização do miocárdio e aneurisma da aorta, todas no Hospital Geral.

“Essas doenças fazem parte do dia a dia do cirurgião cardiovascular, e fora essas, inúmeros outros procedimentos são realizados pela equipe no hospital, como por exemplo algumas cardiopatias congênitas do adulto, aneurismas de ventrículo esquerdo, dissecções da aorta, marcapassos, cardiodesfibriladores, ressincronizadores, biópsias e drenagens do pericárdio, entre outros”. Gibran completa dizendo que essas cirurgias correspondem a grande parte daquelas propostas para as doenças do coração, que são problemas de saúde pública, inclusive as que acometem tanto adultos como idosos.

O Dr. Gibran relata que o avanço tecnológico e científico das últimas décadas permite realizar, por exemplo, implante de próteses valvares ou a revascularização do miocárdio mesmo em pacientes idosos, ou de relativa gravidade. A técnica cirúrgica se modernizou e oferece opções menos agressivas, com incisões menores e com menor tempo de Circulação Extracorpórea (CEC). Ele conta que a máquina de CEC cumpre duas funções essenciais para o funcionamento do organismo dos pacientes durante as operações: a oxigenação do sangue e a manutenção do fluxo e pressão arterial, que faz com que o sangue continue chegando a todos os órgãos, tecidos e células, mesmo com o coração parado propositadamente, para a realização do procedimento.

Satisfação

Foi o caso da dona de casa, Helena de Carvalho, 73 anos, que necessitava de Angioplastia. A aposentada foi atendida no mutirão que o hospital realizou através da Central de Regulação. "Achei maravilhosa a iniciativa dos médicos em fazerem esse mutirão, porque estava na fila havia dois meses. Agora, já fiz a angioplastia e estou em casa", relatou.

Quem ficou satisfeito também foi seu Ramão Benites, de 45 anos, que, em maio de 2019, foi acometido de Infarto e submetido a Cateterismo com implante de dois stent farmacológicos.

Serviço

O Serviço de Cardiologia do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), sob responsabilidade do médico Danilo Oliveira de Arruda. Conta com 03 cirurgiões cardiovasculares, 25 cardiologistas e 10 médicos residentes. É composto por Hemodinâmica (cateterismo cardíaco) que realiza uma média de oito atendimentos por dia, Unidade Coronária com 10 leitos e exames de ergometria, holter, ecocardiograma e eletroencefalograma e consulta médica, todos com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, Mato Grosso tem uma fila de quase 2 mil pacientes aguardando por algum tipo de procedimento cardíaco. O serviço de cardiologia do Hospital Geral é o único que atende toda a demanda da população mato-grossense por esses serviços pelo Sistema Único Saúde (SUS).

Fonte: Soraya Ludmila Medeiros - Assessoria de Imprensa