Presidente do TJMT participa de homenagem ao Centenário de Lenine Póvoas

Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Lenine de Campos Póvoas, celebrado no último domingo (04), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta segunda-feira (05), sessão solene ao centenário da figura histórica, intelectual, cultural, política e acadêmico de Mato Grosso. Devido às restrições impostas pela pandemia o evento ocorreu de forma híbrida.

Entre os presentes no plenário, estava a filha do homenageado: a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas. “A família se sente muito honrada em ver o reconhecimento do legado que meu pai deixou para toda sociedade mato-grossense”, afirmou a desembargadora.

Enquanto personalidades públicas destacaram o papel de Lenine Póvoas na preservação da história e das culturas mato-grossense e cuiabana, Maria Helena recordou com afeto do pai que conheceu na intimidade do lar. “Meu pai era um homem muito calmo, tranquilo, um pai muito presente, apesar dos inúmeros cargos que ocupou, inclusive de vice-governador, jamais descuidou da família, e em especial os filhos, que tiveram acompanhamento até mesmo nas suas tarefas escolares”, relembrou. “Se hoje um gênio da lâmpada aparecesse e me concedesse um desejo, eu pediria um minuto para dar um único abraço naquele que foi o homem da minha vida”, declarou. “Meu pai sempre foi um homem dedicado a letras e à história, que aos 23 anos de idade lançou seu primeiro livro, deixou várias obras escritas, mesmo sem ter apoio para editar nenhum deles, sempre pagou do próprio bolso, não por vaidade do escritor, mas para o registro do pesquisador”, contou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, enalteceu os feitos do historiador. “Lenine é cuiabano, um grande mato-grossense, um grande brasileiro. Marcou sua época, e merece essa homenagem pelo seu centenário. O vereador Diego Guimarães, que requereu essa sessão solene também merece os parabéns. A Casa do Povo cuiabano presta essa homenagem justa a Lenine de Campos Póvoas”, resumiu.

“Os frutos de Lenine não são colhidos apenas nas obras que ele fez, mas também na família que ele deixou, como a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do TJMT, e o neto que carrega o nome do avô, Lenine Póvoas, são grandes juristas que demonstram não apenas o conhecimento jurídico, mas também o exemplo que ele deixou como pai e avó”, afirmou o vereador Diego Guimarães, que requereu a sessão solene. “Ele foi um grande político, gestor, vice-governador e deputado, mas também foi um grande historiador, guardou e preservou a história de Mato Grosso e não é à toa que essa Câmara Municipal votará nos próximos dias a criação de um título de honra ao mérito denominada ‘Lenine de Campos Póvoas’, que irá agraciar aquelas pessoas e instituições que prestarem relevantes serviços para a preservação da história e da cultura cuiabana”, antecipou.

Mato Grosso e Cuiabá comemoram o Centenário de Lenine de Campos Póvoas nascido em 04 de julho de 1921, em Cuiabá e, falecido em sua cidade natal, a 29 de janeiro de 2003, aos 82 anos de idade, deixando tributos à política, administração pública, história e a cultura mato-grossense.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), Neila Barreto, revela que o Instituto vem preparando, atos para celebrar o centenário de nascimento de Lenine de Campos Póvoas. “Queremos dar conhecimento à população, pesquisadores, alunos, estudiosos, memorialistas e outros, da biografia de Lenine, suas obras, sua atuação nas culturas mato-grossense e cuiabana, suas atividades como parlamentar, secretário de estado, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), deputado estadual, vice-governador do estado de Mato Grosso, escritor, sócio do IHGMT e membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML)”, afirma.

Os irmãos da desembargadora Maria Helena, também participaram da cerimônia. Eduardo Póvoas presencialmente e Aloisio Póvoas, de forma virtual. A solenidade ainda contou com o prestigio de outros familiares do homenageado, vereadores, presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, deputado estadual Alan Kardek, presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista, entre outros integrantes da AML.

Fonte: Alcione dos Anjos/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT