Comarca de Novo São Joaquim está com 100% dos processos no PJe

A Comarca de Novo São Joaquim (481,1 km de Cuiabá) está com 100% dos processos judiciais digitalizados e inseridos no Processo Judicial Eletrônico (PJe). A inserção de todos os processos no sistema eletrônico causou uma verdadeira revolução na Comarca, que saltou dos últimos lugares no Ranking de Eficiência da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do para as primeiras colocações.

Mesmo durante a pandemia da Covid-19 e em regime de teletrabalho, magistrado, servidores e estagiários fizeram um mutirão, para que os 3.987 processos passassem da forma física para a eletrônica em menos de um ano, trabalho iniciado em junho de 2020 e finalizado em abril deste ano.

O juiz responsável pela Comarca, Alexandre Meinberg Ceroy conta que a o PJe mudou a forma de atuar na Comarca, gerando celeridade e mais efetividade a atuação da Justiça na região. “Novo São Joaquim é um município pequeno, bem distante da Capital, com acesso ainda por estradas de terra. Não temos unidades da Defensoria Pública e a cidade têm apenas três advogados, sendo que dois deles já atuam no setor público. Com esse quadro, era difícil conseguir advogados dativos para atender ao cidadão. Outra dificuldade era a deslocação das partes para a sede da Comarca para as audiências”.

Com tantas dificuldades de atuação, a solução encontrada foi aderir ao PJe. “Os servidores abraçaram a ideia e trabalharam com afinco, mesmo de casa. Proporcionamos as condições para que eles pudessem digitalizar os processos. O resultado foi o melhor possível”.

“Com a todos os processos tramitando no Processo Judicial Eletrônico tudo mudou. Os advogados podem ser de outra localidade, as audiências são feitas de forma on-line, sem necessidade de deslocamento das partes”, completa o magistrado.

Com isso, a Comarca, que possui uma Vara Única, saiu das últimas posições e comemora uma pontuação que a coloca em terceiro lugar no Ranking de Eficiência da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

PJe - O sistema PJE, desenvolvido diretamente pelo CNJ e colocado à disposição para os Tribunais, consiste em um aplicativo em que toda a tramitação, inclusive a elaboração de peças processuais ocorre dentro da plataforma do sistema. O objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário, no intuito de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação, bem como o acompanhamento processual.

Neste sistema a interação entre o usuário e o PJe se dá por meio do uso de um navegador de internet. Essa escolha se deu porque essa via é, atualmente, a que garante maior amplitude de uso, especialmente por usuários externos ao Poder Judiciário. Proporcionando, assim, uma maneira mais ágil de conduzir os processos judiciais.

Fonte: Ângela Jordao - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT