Em Poxoréu, Instituto Família NutriPeso se prepara para abrir as portas e ajudar pessoas em vulnerabilidade

Em Poxoréu, distante 264 km de Cuiabá, o Instituto Família NutriPeso se prepara para abrir as portas para acolher famílias em estado de vulnerabilidade social. Com a proposta de auxiliar no desenvolvimento humano dessas pessoas, oferecendo oportunidades de capacitação para fomentar profissionalização, assistência social e condições para mudanças de vida.

A presidente do Instituto, Kittian Peres dos Santos, explica que a organização surgiu após uma promessa que seu esposo Vanderlei fez enquanto durante a construção de uma indústria de ração. “A promessa era que, dando certo a construção da indústria, iríamos retribuir à sociedade por meio de um instituto para atender crianças, adolescentes, responsáveis e idosos. Será uma forma de atender as demandas que surgirem na esfera social em Poxoréu”.

Há dois meses o Família NutriPeso vem se preparando para a concretização da promessa que beneficiará centenas de pessoas. E já neste mês de agosto, antes mesmo da inauguração da sede social, já desenvolveu sua primeira ação dentro da temática do Agosto Lilás.

Com apoio voluntário da professora Gisa Hair e da conselheira tutelar, Karine, o Instituto saiu às ruas de Poxoréu, com um trio elétrico e espalhando conscientização às mulheres sobre a importância de denunciar toda e qualquer forma de violência doméstica.

“Um dos nossos propósitos, enquanto instituto, será promover apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Vamos oferecer cursos de capacitação que as auxiliem a se tornarem independentes financeiramente, e dessa forma, não se submeterem mais aos relacionamentos abusivos”, explica Kittian.

Nesta primeira fase, o Instituto já está realizando um levantamento das famílias em estado de vulnerabilidade social tanto em Poxoréu, quanto nos oito distritos e 18 assentamentos que fazem parte da cidade. Em seguida será feita uma triagem para garantir que as próximas ações a serem desenvolvidas alcancem aqueles que mais precisam.

Além de ações voltadas às mulheres, também já estão sendo programados projetos que vão atender toda a família, como crianças, adolescentes, e toda a família. A inauguração do instituto ainda não tem data marcada, e em razão da pandemia manterá atendimento presencial com capacidade reduzida.

Fonte: Redação ZF Press