Juízo 100% Digital garante segurança e agilidade no trâmite processual

O Juízo 100% Digital promove o acesso à Justiça de forma ágil, fácil e segura utilizando a tecnologia. É por meio dessa ferramenta adotada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e oferecida à população que todos os atos processuais são praticados pela internet, sem precisar ir aos fóruns ou Juizados Especiais. A modalidade está em plena expansão, abrangendo mais 89 unidades judiciárias, além das 13, implantadas inicialmente como projeto piloto.

A praticidade e a proximidade com o Judiciário, proporcionadas pelo Juízo 100% Digital possibilita que toda a comunicação com a Justiça seja feita de forma totalmente remota, incluindo a realização de audiências e sessões de julgamento, utilizando os diversos canais de atendimento já disponibilizados pelo judiciário, como balcão virtual, whats app e e-mail.

Para ter acesso às vantagens dessa modalidade é preciso que haja o interesse em aderi-la. Foi o que fez o advogado Danilo Gonçalves Belo que optou pelo Juízo 100% Digital após seu cliente manifestar o interesse para que todos os atos do processo fossem realizados de forma virtual. O processo tramita na Terceira Vara Cível da Comarca de Cáceres (a 225 km a oeste de Cuiabá) e é referente a uma ação de usucapião.

“Juízo 100% Digital surge trazendo celeridade, economia processual para todas as partes envolvidas no processo. Além disso, amplia o acesso à Justiça, que é um grande preceito constitucional, tornando mais simples o processo para a sociedade. Para o advogado o Juízo 100% Digital amplia o alcance, minimiza gastos, nos fornece mais praticidade”, avalia Danilo Gonçalves Belo.

O advogado destaca ainda que vários de seus clientes têm aderido à modalidade. “Claro que é uma opção dos nossos clientes, mas temos tido bastante adesão por parte deles. Oriento, explico, pois temos um avanço imenso na parte tecnologia e o Tribunal de Justiça utilizando essa ferramenta é de suma importância. Admiro e aprovo o Juízo 100% Digital”, afirma.

Fonte: Dani Cunha - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT