Mais de 400 profissionais da educação vão participar da 2ª edição do curso de atualização continuada em serviço do Programa Escola de Gestores

A aula inaugural será nesta quinta-feira (26), às 14:30 horas, com transmissão online pelo @portaldaescolacuiabana

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retoma neste semestre a 2ª edição do Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino – 2020/2021. O curso de atualização contará com sete módulos que serão realizados até dezembro. No total, a formação continuada atenderá 446 profissionais que atuam nas funções de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

A solenidade de abertura da 2ª edição do Programa Escola de Gestores será nesta quinta-feira (26), às 14:30 horas, com transmissão online pelo @portaldaescolacuiabana, no YouTube. Em seguida acontecerá a aula inaugural com palestra da Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sobre o tema Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão das Unidades Educacionais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou a importância do programa, iniciado em 2019, quando por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi realizada a sua primeira edição. “Esta é mais uma ação pioneira da gestão Emanuel Pinheiro na Educação, a formação simultânea de toda a equipe de gestão das unidades educacionais, implicando diretamente na descentralização das atribuições que envolvem a gestão. A ação fortalece a gestão democrática e, é um instrumento para uma educação pública equitativa e de qualidade. Os cursos serão realizados em serviço pelos profissionais que compõem as equipes gestoras”, disse a secretária Municipal, Edilene Machado.

Este ano, a formação acontecerá por meio de vídeo aulas, que serão acessadas pelos cursistas, por meio de uma plataforma.

Metodologia

A formação foi organizada a partir de estudos, reflexões e produção de conhecimento sobre referenciais teórico-metodológicos da pedagogia crítica e de práticas de estudos de casos e situações-problema, do cotidiano das unidades educacionais, explicou a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Mabel Strobel Moreira da Silva. A ênfase está nos processos de gestão pedagógica, administrativa, de recursos humanos e financeiro. Além disso, a formação continuada está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular de Competências do Diretor Escolar, como requer a Base Nacional Comum Curricular e a política educacional, Escola Cuiabana, e referenciada no Plano Nacional de Educação e no Plano municipal de Educação de Cuiabá”, explicou a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel da Silva.

O curso será realizado em duas etapas, a primeira em 2021, com 100 horas aula e trará módulos gerais, com temas ligados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

A segunda etapa acontecerá em 2022 e terá 32 horas aula. Nessa etapa, com módulos específicos para os gestores das unidades educacionais que atendem os estudantes da segunda e terceira infância, com foco na melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Serviço

Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino – 2020-2021

Solenidade de Abertura/Aula Inaugural

Data: 26/08/2021

Hora: 14:30 horas

Transmissão: @portaldaescolacuiabana, no canal do YouTube

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1 – Abertura

Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

Secretária Adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

Presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos

Colegiado de Diretores da Rede Municipal de Educação de Cuiabá, Ednilson Albino de Carvalho

Sessão 2 – Aula Inaugural

Tema: Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão da Unidades Educacionais

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Sessão 3 – Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Orientações para os cursistas.

Fonte: MARIA BARBANT - Assessoria de Imprensa