Presidente da Femab elogia entrega de 144 ônibus na gestão Emanuel Pinheiro

Com a entrega 144 dos novos ônibus, Cuiabá alcança de forma histórica a marca de 60% da frota do transporte público com ar-condicionado

O presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), o ex-vereador e líder comunitário, Walter Arruda, elogiou o prefeito Emanuel Pinheiro por realizar a licitação do transporte coletivo que garantiu a entrega recente de 144 novos ônibus nas ruas de Cuiabá.

"O que era uma esperança se tornou uma realidade, muitos prometeram o edital de licitação e não foi feito. O sonho cuiabano foi realizado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e a cada obra entregue por ele, é um sonho realizado. É notável a satisfação do povo, basta sentir a alegria nas comunidades", elogiou.

Ele destacou que, além da entrega dos 144 novos ônibus, o prefeito se preocupou com a preservação das mulheres nos coletivos, ao exigir instalações de câmeras para evitar o assédio sexual. No ato de entrega dos ônibus, a primeira-dama, Márcia Pinheiro, lançou a campanha 'Meu corpo não é corrimão". Cada coletivo conta com quatro câmeras.

"É muito benéfico às mulheres, que muitas vezes, são importunadas. Agora, com as câmeras, a segurança aumenta e esses transgressores serão punidos. A acessibilidade nos ônibus também foi bastante notada. Com relação às duas portas adequadas para o qual sistema quer vingar na Capital, tanto BRT ou VLT. Isso é progresso e tudo aquilo que beneficia as comunidades a gente tem avalizado. Esses novos veículos beneficiam todos os bairros. É só avanço na mobilidade urbana", parabenizou Walter Arruda, que está a frente da Femab, que congrega 85 uniões de associações em todo o Estado de Mato Grosso.

Hoje, completa uma semana que os 144 novos ônibus circulam pelas ruas de Cuiabá. Os novos veículos circulam nas rotas em que o fluxo de passageiros é maior. Algumas linhas contempladas com os novos carros foram: 313 – CPA 4 x Unic 10 unidades; 410 - Santa Rosa 12; 711 – Pedra 90 com 21. Os coletivos são projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis. As duas portas em funcionamento em cada carro são mais largas e permitem que o ar-condicionado refrigere por mais tempo.

Das 88 linhas, 60 receberam veículos novos, aproximadamente 70% das linhas do sistema. Eles são projetados para atender a população com conforto, segurança e qualidade. E ainda as portas tanto do lado direito quanto do esquerdo, contempla o modal que será implantado em Cuiabá, tanto o BRT quanto o VLT.

A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. Os ônibus possuem wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataformas elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias era a redução da idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.

As 144 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação. A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.

NOVOS ÔNIBUS

Com a entrega 144 dos novos ônibus, Cuiabá alcança de forma histórica a marca de 60% da frota do transporte público com ar-condicionado. O planejamento é que em 2022 esse número chegue a 75% e até o fim de 2024 seja 100%.

A renovação é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização, gerando mais segurança e conforto aos mais de 200 mil usuários atendidos pelos mais de 350 veículos em funcionamento na Capital. A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.

Fonte: FERNANDA LEITE - Assessoria de Imprensa