Idosos acima de 85 anos e famílias comemoram dose de reforço contra a Covid-19

Para receber sua dose, o idoso precisa apenas conferir a caderneta de vacinação e, se já tiver tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses, poderá se dirigir a qualquer ponto de vacinação, munido da caderneta e documento oficial com foto

A semana começou com ares de esperança renovada para centenas de idosos acima de 85 anos de idade que procuraram os polos e unidades básicas de saúde para receber a dose de reforço contra a Covid-19. Somente entre segunda (27) e terça-feira (28), mais de 350 idosos foram atendidos, pouco mais de 10% da meta para essa faixa etária. Isabel Ferraz Belizário, 86, foi ao polo SENAI da Avenida XV de Novembro, com a filha. “Pra mim foi bom. Não tive Covid-19. Na minha família está todo mundo vacinado e ninguém pegou o vírus”, disse. A aposentada aproveitou para deixar um recado a quem ainda não se vacinou: “Façam como eu e venham se vacinar para acabar logo a pandemia”.

O senhor João Alves, 86, também recebeu a dose de reforço no polo SENAI, onde esteve acompanhado da filha Célia Alves Pereira, que é professora e também já foi imunizada. “A gente acha uma proteção a mais. Ele já tomou a vacina no início do ano e a gente pensa que precisa tomar um reforço, ainda mais na terceira idade que está com a imunidade frágil. Graças a Deus, ele não pegou Covid e nem vai pegar! Ele quase não sai de casa, a gente evita aglomeração”, relatou Célia.

Segundo ela, em breve voltará ao polo com a mãe, que tem 84 anos, para reforçar a proteção contra o coronavírus. E aproveitou para elogiar a campanha Vacina Cuiabá. “Aqui ficou melhor do que no Centro de Eventos. Está ótimo o espaço, atendimento muito rápido. Parabéns!”.

Dona Maria Altina Duarte Gomes, 88 anos, compareceu ao polo SENAI logo no primeiro dia para garantir sua dose de reforço. “Vim cumprir as obrigações e agora é esperar melhorar mais, mas estou bem. Graças a Deus, não tive Covid. Se tiver mais [doses], eu venho”, disse, bem-humorada. Ela aproveitou para elogiar os profissionais da saúde que estão se dedicando na campanha de imunização. “Cada um está dando o melhor de si. Que continuem assim e que Deus nos ajude a todos”.

Na terça-feira (28), os filhos e a neta da senhora Maria de Queiroz Maia, 101 anos, levaram a idosa no polo drive-thru do SESI Papa para receber o complemento na imunização contra a Covid-19. “Estou feliz demais”, disse ela, aos risos. Em outubro, a mãe de 8 filhos e avó de 22 netos completará 102 anos.

“Nós ficamos alegres por ela estar com saúde e tomando a terceira dose da vacina. Graças a Deus ela não teve covid, sempre seguiu as orientações. A família se segura para não pegar nela. Todo cuidado é pouco por causa da idade. Me sinto contente e feliz em ver ela forte, ainda consegue fazer as coisas sozinha”, disse o filho Vicente Gonçalves de Queiroz, que alertou aos que ainda não se vacinaram: “É pra procurar a vacina porque isso é importante pra saúde, para acabar com essa pandemia”.

Dose de reforço

A vacinação com reforço para idosos a partir de 85 anos começou na segunda-feira (27), em Cuiabá. Para receber sua dose, o idoso precisa apenas conferir a caderneta de vacinação e, se já tiver tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses, poderá se dirigir a qualquer ponto de vacinação, munido da caderneta e documento oficial com foto. O reforço com o imunizante da Pfizer independe da marca de vacina que tenha sido aplicada na primeira e segunda dose.

Além dos polos centrais – SENAI Porto, Assembleia Legislativa, SESC Balneário, SESI Papa (drive-thru) e UFMT (drive-thru), o reforço também está disponível nas unidades básicas de saúde dos seguintes bairros: Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, Jardim União/Jardim Florianópolis, Três Barras e CPA 1, na Regional Norte; Tijucal, Pedra 90 V e VI, Parque Ohara e Jockey Clube, na Regional Sul; Terra Nova, Pedregal e Dr. Fábio, na Regional Leste e Novo Colorado, Santa Amália e Novo Terceiro, na Regional Oeste.

Fonte: CELLY SILVA - Assessoria de Imprensa