INCLUSÃO SOCIAL - AL atende deputado e inicia transmissões com intérprete de libras

Wilson Santos tem patrocinado debates de políticas públicas para contemplar pessoas surdas

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) comemorou a decisão da Mesa Diretora em oferecer intérprete de libras nas transmissões da TV Assembleia e também de audiências públicas e outros eventos organizados pelo Parlamento.

“Essa é uma prova de que o Legislativo trabalha pela inclusão social e está disposto a contribuir com os avanços. Fico muito grato pela minha contribuição”, declarou.

Em 2021, o plenário aprovou o requerimento nº 227 de autoria do deputado Wilson Santos que propôs à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa recomenda a contratação de, no mínimo, quatro profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras, no cargo de Assessor Parlamentar, para atendimento às sessões plenárias, reuniões de comissões, câmaras setoriais temáticas e eventos oficiais do Parlamento.

A inclusão social dos surdos é uma bandeira do deputado Wilson Santos no atual mandato, mantendo em seu quadro de funcionários o assessor parlamentar Riguel Brum, pessoa surda.

Já foram realizados nos últimos três anos simpósios, seminários e conferências para discutir educação, importância de profissionais intérpretes nos órgãos públicos e políticas públicas para contemplar mulheres e esportistas com problemas de audição.

O parlamentar ainda foi responsável por outra indicação aprovada pelo Legislativo para ser cumprida pelo governador Mauro Mendes: a contratação de tradutores e intérpretes de libras pela Secretaria de Segurança Pública para atuar no atendimento especializado de mulheres surdas vítimas de violência doméstica.

Só em 2021, o deputado Wilson Santos protocolou cinco projetos de leis que contemplam a inclusão social das pessoas surdas.

Um deles garante às mulheres surdas vítimas de violência o atendimento especializado com profissional intérprete e tradutor em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outro para assegurar ao profissional tradutor e intérprete de libras o acesso gratuito aos meios de transporte público e estabelecimentos abertos sempre que estiver acompanhando pessoa surda.

Outra propositura abrange o direito à presença de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais e maternidades.

Outro projeto de lei exige do governo do Estado a execução de políticas públicas para pessoas surdas. Um deles autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Comunicação em Libras, com Interpretação na Língua Brasileira de Sinais para Pessoas Surdas (Libras), e de Guias-Intérpretes para Surdocegos.

Fonte: Rafael Costa - Assessor de Imprensa Dep. Wilson Santos
Foto: JL SIQUEIRA AL-MT