No Dia Mundial do Turismo, Cetur-MT destaca a importância de investimentos locais

No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta segunda-feira (27), o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur-MT) destaca a importância do desenvolvimento do turismo local para contribuir com a retomada do setor. Com prejuízo acumulado de mais de R$ 413,1 bilhões no país em função do período de pandemia, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor começa a ver sinais de recuperação.

“Aos poucos, com o avanço da vacinação, as pessoas estão se sentindo mais seguras e programando suas viagens de lazer. E é um bom momento para Mato Grosso receber turistas do Brasil e do mundo. Nosso estado conta com algumas cidades que já possuem uma certa estrutura para receber o turista, mas muitos municípios, que possuem alto potencial turístico necessitam de investimentos para oferecer melhor estrutura e serviços aos visitantes”, explica a representante do Cetur-MT, Alcimar Moretti.

Ela cita o turismo de contemplação, que ocorre no Pantanal e em Chapada dos Guimarães, e o de aventura, nas cidades de Nobres e de Jaciara. “Em todos esses casos, a capital acaba se beneficiando, pois além do turismo de evento e negócios, grande parte dos visitantes chegam pelo aeroporto e, muitas vezes, se hospedam e acabam fazendo turismo em Cuiabá”, ressalta Alcimar, que que também responde pela presidência do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT).

O vice-presidente do Cetur-MT e presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado (SHRBS-MT), Luís Carlos Nigro, destaca que a criação do Conselho, que é composto pelas entidades do turismo, é uma medida importante para contribuir para a retomada do desenvolvimento do turismo local. “Temos um plano de ação de curto e médio prazo para promover o setor do turismo no estado e precisamos unir forças com a iniciativa privada e poder público para avançar nas questões que envolvem todo o setor”, informa ele.

A última Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) revela que as atividades turísticas ainda precisam crescer 32,7% para recuperar o que foi perdido durante o auge da pandemia. “Acreditamos que a reabertura de pontos turísticos contribuirá para a melhoria desses índices no estado. Nossa atuação é continuar trabalhando pelo desenvolvimento desse setor, que além de gerar emprego e renda a milhares de famílias, proporciona qualidade de vida à população”.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio MT