Balcão Único deve entrar em funcionamento em Várzea Grande

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), e da Câmara de Dirigentes de Várzea Grande (CDL VG), David Pintor junto com a diretoria da entidade, se reuniram com Rafael Coelho, técnico em desenvolvimento econômico e social da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), e Lucinéia dos Santos Araújo, secretária de gestão fazendária de Várzea Grande para acertar os detalhes da implantação do Balcão Único, em Várzea Grande.

O Balcão Único é uma funcionalidade que permite a abertura de empresas de forma gratuita e em um procedimento único. Pelo método do Balcão Único, não é necessário passar pelas etapas tradicionais de viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Licenciamento. Tudo é feito em um formulário único, com validações automáticas e de forma totalmente gratuita.

A medida foi idealizada em parceria entre os Governos Federal, Estadual, Municipal e a Jucemat.

De acordo com David Pintor, a Balcão Único deve começar a operar em novembro. “Com a união dos esforços, é possível tornar o fluxo de abertura da empresa mais seguro, transparente, simples e ágil. A expectativa é a de que novos empreendedores aproveitem a oportunidade, e abram o estabelecimento no município, o retorno é visto em forma de mais empregos, renda e riquezas”.

“Sem contar que quando o empresário está formalizado, ele pode ter acesso a outros benefícios como empréstimos”, completa David.

Balcão Único

Para utilizar o Balcão Único, basta realizar o login através da plataforma de autenticação Gov.Br e selecionar o método. Inicialmente, o sistema facilitará a abertura de novas empresas das Naturezas Jurídicas EI, EIRELI e LTDA.

O sistema irá gerar a documentação de forma 100% automática. A assinatura do contrato é feita utilizando o login gov.br dos sócios. Não é necessário certificado digital. A aprovação é imediata e todas as inscrições são geradas automaticamente.

O licenciamento também está integrado ao Balcão Único. Após o registro da empresa, também poderá ser solicitado o Alvará de Funcionamento da Empresa por meio do mesmo formulário. Todo o processo leva apenas alguns minutos e a documentação é emitida automaticamente de forma rápida.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa