Campanha “Nova OAB” reúne cerca de 500 advogados e advogadas em lançamento de chapa eleitoral

Advogados e advogadas de diversas partes de Mato Grosso estiveram em Cuiabá nesta quarta-feira (27/10) para manifestar apoio à candidatura de Pedro Paulo e Gabriela Novis à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento de lançamento reuniu cerca de 500 profissionais da advocacia e confirmou a vontade de mudança na entidade.

O candidato à presidência, advogado e professor Pedro Paulo Peixoto Junior, iniciou o evento relembrando que este movimento surgiu da base e do anseio de resgate da OAB-MT para que atenda todos os profissionais da advocacia.

“Não estamos aqui por acaso, havia um tempo marcado para nós e aqui estamos. Chegou o tempo de renovação da OAB e vocês começaram a surgir e ecoaram nos quatro cantos de Mato Grosso bradando por mudança, é hora da maior mudança na entidade no Estado”, disse Pedro Paulo.

Ele ressaltou que a voz branda será substituída pelo “grito dos bons”, voz com ética e respeito, mas que exige mudança. “O novo que estamos buscando é mais vontade e mais atitude, não importando a idade de cada profissional. Muitos não estão inscritos na chapa, mas estão juntos porque esta é uma chapa de união e não vamos fechar as portas para ninguém”, afirmou Pedro Paulo.

A diretoria é formada também pela advogada e procuradora do Estado, Gabriela Novis Neves, como vice-presidente, Adriana Cardoso Sales de Oliveira, como secretária-geral, Ronaldo Batista Alves Pinto, secretário-geral adjunto, e Marcelo Angelo de Macedo, como tesoureiro, além de conselheiros federais e estaduais e diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso

O advogado e ex-presidente da OAB-MT, Maurício Aude, enviou um vídeo de apoio à candidatura, pois estava em compromisso profissional no interior do Estado. “Hoje, durante o registro da chapa, já vi garra, vontade e desejo de vencer de todos os que estão com este grupo. Agora, é pensamento, alma e coração, pois será um curto período para mostrarmos propostas e que Pedro Paulo e Gabriela tem condições de ganhar e levar a um novo momento, de uma OAB forte, destemida, que se posicione nos interesses da advocacia e da sociedade e que volte a ser protagonista”, disse.

O candidato a conselheiro federal, advogado Fábio Capilé, ressaltou que é preciso reformar e edificar a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso. “Temos que engajar as pessoas e mostrar brilho nos olhos para que possamos consolidar este projeto e fazer com que o futuro seja melhor para cada um de nós”. A candidata a conselheira federal Meire Correia da Costa Marques ressaltou que a paridade veio para que homens e mulheres trabalhem por uma entidade mais igualitária.

A candidata a conselheira federal, Fabiana Curi, afirmou que a desmobilização dos sonhos da advocacia mato-grossense acabou no momento do lançamento da chapa “Nova OAB”. “Quero ombrear lado a lado com vocês para reedificamos a OAB-MT, para que seja inclusiva, participativa, séria e merecedora de respeito. É hora de sairmos da nossa zona de conforto e construirmos uma nova história classista”.

A reconquista do orgulho da profissão e a busca por representatividade foram temas pontuados pela candidata a conselheira estadual, Bárbara Lenza Lana. “Temos que nos unir e sermos representados”. A candidata a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Flávia Moretti, ressaltou que é na chapa “Nova OAB” que a classe terá as mudanças que anseia. “Temos que dar aporte a todos os advogados e advogadas deste estado que é continental. A OAB é muito mais do que estamos vendo há alguns anos”, pontuou.

A advocacia do interior de Mato Grosso foi representada pelo candidato à presidência da subseção de Sinop, Carlos Melgar. “Vimos que a atual gestão da OAB não nos representa, fomos abandonados na pandemia, especialmente no interior do Estado. Pedro Paulo abriu as portas para os advogados e advogadas do interior e demonstra que esta chapa está comprometida conosco. A batalha que inicia hoje vem com sentimento de motivação”, disse.

A candidata a vice-presidente, Gabriela Novis, encerrou o evento reforçando que a união de chapas de oposição para este projeto é reflexo de uma insatisfação e da busca do direito de manifestação. Também falou sobre a representatividade feminina: “Eu quero ser a voz de todas as advogadas de Mato Grosso, sentada ao lado de Pedro Paulo, e ser ouvida e respeitada. Que todas se sintam representadas em nossa chapa”, afirmou.

Fonte: Thielli Bairros - Assessoria de Imprensa