Fecomércio-MT faz campanha de doação de sangue em alusão ao Dia das Crianças

Em alusão à semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Sistema Comércio de Mato Grosso, composto pela Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, realizará, em parceria com o MT Hemocentro, uma campanha para doação de sangue nos dias 13 e 14 de outubro. Nesses dois dias, o ônibus do Hemocentro estará no estacionamento do Sesc Arsenal, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 para receber os doadores.

“Mais uma vez, estamos juntos com o MT Hemocentro nessa campanha para salvar vidas. É importante que todos tenham consciência de que, quando menos se espera, podemos precisar da doação de sangue e, por isso vale a pena sempre repetirmos que doar sangue salva vidas”, destaca o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

O superintende da Fecomércio-MT, Igor Cunha, informa que nesta campanha, além da doação de sangue, as entidades também pedem a doação de um brinquedo para a brinquedoteca do MT Hemocentro, que além de atender crianças, também recebe filhos de pais que possuem doenças crônicas ou adquiridas e que necessitam receber sangue de forma constante.

“Queremos aproveitar a semana do Dia das Crianças para pedir às pessoas que forem doar sangue, que também levem um brinquedo para fazer uma criança feliz, pois muitas delas, passam por situações angustiantes para sobreviver e podemos colaborar levando um pouco de alegria a elas”, enfatiza o gestor da federação.

Entre as doenças que acometem crianças que precisam de doações de sangue regularmente estão a Talessemia Major, também conhecida como anemia de Cooley, e a anemia falciforme, que mata, por ano, mais de 500 crianças. Essa doença caracteriza-se por um defeito na estrutura da hemoglobina, o que faz com que a criança precise receber transfusão regular de doador para ajudar o organismo a funcionar.

Para a diretora geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a nova parceria com a Fecomércio-MT contribuirá para repor o estoque de sangue da entidade. “A irmandade com a federação já se mostrou exitosa em outras oportunidades, por isso, temos certeza de que o chamamento junto à classe comerciária ajudará na reposição dos estoques de sangue do estado”, confirma ela.

Doador regular há 14 anos, Rafael Feliciano de Souza, de 32 anos, destaca a importância dessa ação. “Depois que fiz minha primeira doação, percebi o quanto é importante esse gesto que pode salvar muitas vidas. Hoje, também sou doador de plaquetas e inscrito no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. É muito gratificante ajudarmos ao próximo, ainda mais porque nós mesmos ou nossos familiares podem necessitar desse ato de amor”.

Para doar, é importante ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg, estar saudável, descansar bem na noite anterior e não comer nada que contenha muita gordura até 3 horas antes da doação. É necessário que o doador leve um documento oficial com foto, com exceção de crachá de trabalho.

Os doadores receberão lanche após a doação e um brinde da Fecomécio-MT. Para participar da campanha, faça o agendamento pelo telefone (65) 3648-1400.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT