Grupo Guarujá encontra no Business One da SAP auxílio nas tomadas de decisões


Implantação da solução realizada pela multinacional mato-grossense Liberali proporcionou ao grupo ganho de eficiência, redução de mão de obra e credibilidade

Um software de gestão por si só facilita a administração dos custos, das receitas e do que é preciso ser feito dentro de uma empresa. Porém, se o mesmo agregar todas as áreas do empreendimento ou propriedade rural os ganhos podem ser ainda maiores, em especial por evitar a necessidade de retrabalho e informar em tempo real o que ocorre nas várias atividades desempenhadas.

Planilhas de excel para os mais diversos controles, somadas as experiências de seus gestores com vários ERPs (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado) durante suas carreiras em outras empresas, tendo como exemplos a necessidade de implantações e conexões com outros softwares gerenciais que necessitavam ser acoplados a tais ERPs, levou o Grupo Guarujá a buscar um instrumento que lhe proporcionasse agilidade, facilidade na utilização e praticidade nas rotinas de campo aliadas a uma gestão de custos e planejamento perfeita que os ajudassem nas tomadas de decisões.

Com 18.000 hectares divididos entre quatro propriedades no Mato Grosso do Sul e uma no Mato Grosso, o Grupo Guarujá possui atuação em diversas atividades agropecuárias, como gado de corte nas fases de recria à pasto e na terminação em confinamento, pecuária de leite em genética, recria e produção de leite à pasto, além da agricultura com a produção de grãos como soja e milho e na cultura de cana de açúcar voltada exclusivamente para produção de volumoso (silagem) do confinamento.

"A Liberali nos mostrou uma oportunidade de solução única e nativa do SAP através do SAP Business One com relatórios e acompanhamentos voltados para nossa área de atuação, e um acesso fácil, à equipe de desenvolvimento, em caso de necessidade de customização", diz o Luiz Venturi, diretor do Grupo Guarujá.

O SAP Business One, revela Luiz Venturi, trouxe a necessidade ao grupo do uso de controles e processos produtivos claros e com isso a necessidade de profissionalização e comprometimento da equipe das fazendas e do escritório, acarretando em maior acurácia das informações e controles, matéria prima para a tomada de decisões. "A resposta vem sendo boa para a equipe, principalmente quando percebe as vantagens e melhora de produtividade sem retrabalho de informação e para a empresa em ganho de eficiência, redução de mão de obra e credibilidade".

A relação entre a multinacional mato-grossense Liberali, a SAP e o Grupo Guarujá possuem mais de seis anos e a cada ano evolui de forma concomitante ao crescimento das três empresas, criando rotinas e forma de comunicação entre as equipes.

Segundo Luiz Venturi, todas as áreas de atuação apresentam crescimento com o auxílio do SAP Business One. "Nossa operação até 2015 era somente de recria e engorda de gado à pasto, desta forma o SAP B1 acompanhou e moldou a implantação de todas as atividades. O confinamento teve início em 2018 com 10.000 animais abatidos e vem crescendo ano a ano. Em 2021 abateremos 27.000 cabeças e pretendemos chegar as 45 mil cabeças em mais três anos".

Ainda de acordo com o diretor do Grupo Guarujá, em 2016 ocorreu o início do plantio de soja e milho na empresa e também se vem experimentando um ritmo elevado de crescimento de área plantada. "Estamos nesta safra com 4.300 hectares e pretendemos chegar a 6.000 hectares em mais três anos. Nossa produção de leite iniciamos em 2017 com cerca de 40 vacas e estamos atualmente com 230 vacas em lactação pretendendo dobrar de tamanho nos próximos dois anos. Desta forma, o controle de nossas atividades e acompanhamento dos custos e despesas em tempo real nos deixam confortáveis com os números de nossa operação e em posse desta informação podemos crescer de forma planejada, saudável e eficiente".

Liberali

Fundada em 2001, a Liberali tem sua sede em Cuiabá (MT) e é referência nacional e internacional em implementação de soluções SAP e desenvolvimento de soluções para o agronegócio, levando assim as melhores ferramentas de gestão para quem busca mais agilidade na implantação, facilidade na utilização e boas práticas nas rotinas.

Seu portfólio hoje é composto de 24 soluções de softwares de gestão agroindustrial em sua maioria já traduzida para espanhol, inglês, agora também para o francês, com diversas implementações fora do país, atendendo o mercado internacional junto aos 66 parceiros internacionais. Além disso, a Liberali conta ainda com quatro certificações e duas premiações de Inovação junto a SAP Brasil e SAP Global.

As soluções são 100% desenvolvidas pela equipe de inovações da Liberali. Os especialistas em mercado de ERP da Liberali, criam e adaptam softwares de modo simplificado e ajustado ao negócio do cliente, desenvolvendo módulos estratégicos para englobar todas as suas necessidades, desde o trabalho administrativo até o operacional. Todo processo é realizado de acordo com as exigências do mercado, otimizando suas funcionalidades, reduzindo seus custos e aumentando sua eficiência.

Confira mais sobre a Liberali em https://www.liberali.com.br/

Fonte: Viviane Petroli - Assessoria de Imprensa Liberali