TJMT promove 1º Seminário sobre Políticas de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário

Discutir a importância da articulação para uma política penal carcerária é o objetivo do I Seminário Estadual sobre Políticas de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Promovido pelo Programa Justiça Presente e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF-MT).

O evento será realizado nos dias 16 e 17 de novembro das 08h30 às 17h e ocorrerá no formato virtual. Também terá transmissão pública pelo canal do YouTube do Grupo de Estudos em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade da Universidade Estadual de Mato Grosso (GEDIFI). Acesse abaixo os links das transmissões:

- Dia 16 veja e ative a notificação do evento pelo link: https://youtu.be/moue3NiDe3o
- Dia 17 veja e ative a notificação do evento no link: https://youtu.be/SDRgx90Mr_0

O GMF do TJMT tem como supervisor o desembargador Orlando Perri e o seminário é resultado do desdobramento da parceria entre este o grupo e a Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Projeto de Extensão “UNEMAT e GMF: repensando o cárcere”, vinculado ao Campus Universitário de Diamantino e Alto Araguaia e ao Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, através do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Edileusa Gimenes e Moralis (NUEPE), Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais (NUPEDF) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade (GEDIFI/UNEMAT/CNPq).

Além disso, faz parte do programa Justiça Presente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem quatro eixos de atuação concomitantes, como a superlotação carcerária, a socioeducação, a cidadania dentro e fora dos presídios e a solução de tecnologia e sistemas. O intuito é mobilizar a rede de articulação do Estado e abordar a importância da rede para a política penal e carcerária.

Fonte: Ulisses Lalio - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT