Ação do Verde Novo faz plantio de mudas nas margens do Rio Cuiabá

Em mais uma ação do Projeto Verde Novo, no sábado (20 de novembro), foi realizado o plantio de 20 mudas e a distribuição de 150 mudas nativas e frutíferas na Orla do Porto, em Cuiabá, em parceria com o Rally Ecológico. A iniciativa entre os parceiros tem rendido bons resultados levando conscientização à população e auxiliando na conservação e preservação do meio ambiente.

A engenheira floresta do Verde Novo, Rosiani Mendes Carnaiba diz que este é o terceiro ano de parceria com o Rally Ecológico, que incentiva a arborização da Capital por meio do plantio e distribuição de mudas.

Nesta ação, a área escolhida pelo Projeto Verde Novo e Prefeitura Da Capital foi as margens do Rio Cuiabá por estar em uma Área de Proteção Permanente e área degradada. “Esse plantio vai fazer a preservação com o replantio de árvores que já foram extintas do local.”

O diretor-geral do Rally Ecológico, Luiz Galvan conta que desde que foi criado, há 19 anos, sempre teve a proposta de plantio de mudas. “Ano passado, com a parceria do Verde Novo distribuímos 19 mil mudas durante 60 dias ao longo do Rally e este ano não poderia ser diferente. Foram 10 mil mudas distribuídas e arrecadamos três toneladas de alimentos.O envolvimento do judiciário é fantástico porque sem esse apoio não somos nada. Nesses três anos [de parceria] o Tribunal de Justiça veio para somar e muito conosco”, afirma.

O projeto, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), distribuiu mudas de ipê branco, ipê rosa, ipê amarelo da mata, acerola, tamarindo, goiaba e pateiro e quem aproveitou a oportunidade foi a servidora pública Adriana Bastos.

Pablo Aquino é paisagista e participou de uma das equipes do Rally e participou do plantio de mudas. Ele falou sobre a importância deste ato. “É muito bacana porque além da gente participar da competição tem esse ‘pensamento verde’ da plantarmos as mudas principalmente as que são nativas e isso vai influenciar no clima para a cidade.”

Quem também realizou o plantio de mudas foi o contador John Lenon Rodrigues de Jesus, também competidor do Rally Ecológico. “Avalio como muito importante aprender a conseguir conscientizar a todos a pelo menos cada um conseguir plantar uma árvore pra reflorestar e ajudar a recuperar nosso meio ambiente e deixar esse legado pra as próximas gerações.”

Quem aproveitou para levar algumas mudas para casa foi a servidora pública Adriana Basto. “Estava passando pela Orla e vi a Van do Juvam e logo me interessei porque adoro plantas. O Tribunal de Justiça está de parabéns porque a nossa cidade, que tem o título de Cidade Verde, está deixando um pouco a desejar em relação a isso. Nós precisamos de mais ações como essa, que essas ações cheguem às pessoas para adquirirem mudas nativas pra gente reflorestar nossa cidade e com isso amenizar esse calorão que a gente sente no dia a dia.”

A publicitária Wanessa Caldas também aproveitou a oportunidade para levar para casa mudas de tamarindo e ipê branco. “Vou plantar essas mudas na chácara. Quero parabenizar do Rally Ecológico e Juvam porque mais do que nunca sabemos da importância de preservar hoje para o nosso futuro.”

Até o dia 19 de novembro o Verde Novo realizou 424 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de mais de 130 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.

São parceiros do projeto Verde Novo o Grupo Petrópolis, Prefeitura de Cuiabá, TV Centro América e o Instituto Ação Verde.

Fonte: Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT