Retiro de meditação e Yoga começa 3 de dezembro

Com foco no bem-estar, evento será no Spa Flor d'Água. Serão 3 dias perto da natureza, com alimentação saudável e quietude

Voto de silêncio durante o dia. Celulares desligados. Proximidade com a natureza. Alimentação saudável. Práticas diárias de Yoga. Meditação guiada. Essa quebra na rotina cotidiana é a essência do Retiro de Mindfulness e Yoga 2021, que será realizado no spa Flor d'Água (Barra do Bugres/MT) de 3 a 5 de dezembro pelo Espaço Pulsar, de Cuiabá.

"O convite é exatamente fomentar um pouco de quietude e auto-observação para recarregar energias, exercitar mais a capacidade de atenção e assim ampliar a sensação de bem-estar", explica Katya Stübing. Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Usp), Katya estuda e pratica meditação há mais de 25 anos e é criadora do Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness (T8SM), um protocolo adaptado à realidade brasileira.

Para integrar mente, emoções e corpo, o retiro inclui também exercícios de Yoga, conduzidos por Wilma Ferreira, professora cuja experiência com a prática e a filosofia já caminha para os 30 anos. "Serão movimentos mais simples de executar para acolhermos os não praticantes. A intenção é repousarmos a atenção na ação, observando um pouco mais como estamos fisicamente, buscando relaxamento e despertando nossa energia vital", observa Wilma.

Após duas edições online, o retiro volta ao formato presencial em um cenário de muita natureza e 100% adaptado às exigências de distanciamento social e cuidados para prevenção do novo coronavírus. "A demanda por esse momento de autocuidado aumentou muito após a pandemia da Covid-19. Adaptamos os formatos para o ambiente digital até que a vacinação fosse massificada e nos sentíssemos todos mais seguros para o encontro físico, dentro desta nova realidade", contextualiza Katya.

A programação do retiro começa cedinho, com Yoga. Após o café da manhã, são realizadas práticas de mindfulness, intercaladas por lanches e pelo almoço. No fim do dia, mais meditação contemplativa com natureza e pôr-do-sol. O voto de silêncio começa no café da manhã, às 8h30, e segue até o jantar, a partir das 18h30.

"Foi maravilhoso. Vivenciei os dias plenamente, prestando atenção no meu corpo, na minha mente, nas emoções e na minha relação com a alimentação e com a natureza", lembra Eny Socorro de Souza, funcionária pública que participou de uma edição anterior do retiro do Espaço Pulsar. Depois da experiência, Eny passou a meditar frequentemente e mudou sua qualidade de vida. "Hoje, tenho a certeza de que posso me manter em equilíbrio emocional e físico mesmo em meio a estímulos estressantes e nos momentos difíceis", explica.

+ Mindfulness
Com benefícios comprovados em pesquisas científicas por todo o mundo, a mindfulness tem suas raízes na filosofia budista e foi adaptada para o mundo ocidental por Jon Kabat-Zinn. É uma modalidade de meditação que busca um estado mental de atenção plena, privilegiando o tempo presente e convidando a uma postura de curiosidade e abertura, sem julgamentos. Entre os resultados positivos da prática, estão a redução de estresse, ansiedade, dores crônicas e depressão, além de mais resiliência e compaixão.

+ Retiro
O Retiro de Mindfulness e Yoga 2021 é organizado pelo Espaço Pulsar. As vagas são limitadas, mas ainda há disponibilidade. Para se inscrever, basta clicar em https://bit.ly/RMY2021-inscricao. Mais informações podem ser obtidas com Wilma Ferreira (https://bit.ly/RYM-2021).

Fonte: Camila Bini - Redação Dialog