Sal é "personagem" de livro publicado por chef Fogaça

Obra destaca a importância do tempero milenar e é patrocinada por Frigorífico Excelência - Carnes Suínas, de Mato Grosso

O sal – sim, o tempero - é o protagonista do livro recém-lançado pelo chef Henrique Fogaça. A obra, intitulada “O Mundo do Sal” e escrita por Fogaça e pelo jornalista Rogerio Ruschel, relata de maneira inédita o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade.

No livro, são exploradas curiosidades de um ingrediente que já serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Tanto o Master Chef quanto o jornalista abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões, além de crendices populares e simpatias.

O tempero, aliás, é considerado o mais democrático do mundo, já que entra na casa de milhões de pessoas, todos os dias, em todos os países, independente da raça e classe social.

A importância histórica da obra, inclusive, a fez ser patrocinada por grandes empresas do ramo alimentício do Brasil. É o caso do Frigorífico Excelência – Carnes Suínas. Localizada em Nova Mutum (MT), a empresa foi fundada em 1997 e é especializada em carnes suínas de alta qualidade, certificada pelo IBD Certificações – considerada a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina, com o selo 100% ração vegetal e produção sustentável. Além de comercializados no Brasil, seus produtos são habilitados à exportação para países da América do Sul e Central, Europa e Ásia.

Hoje, a Excelência gera em torno de 3 mil postos de empregos diretos e indiretos, com 21.250 m². A área construída tem capacidade produtiva de até 4.000 abates e produção de 150 toneladas por dia de produtos frescais, cozidos e temperados. Para o mercado interno, são produzidos cortes e miúdos congelados, produtos salgados, industrializados e cortes temperados.

CURIOSIDADES - Como é um produto de terroir, existem diferentes variedades, tipos e apresentações de sais; no livro são apresentados mais de 20 tipos, como sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de Sal, Sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Havaí e o Sal de Maldon.

Só no Japão, por exemplo, existem 4.000 tipos de sais. Outra curiosidade presente no livro é que o Salar de Uyuni, na Bolívia, é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10 bilhões de toneladas de sal. Outro ponto histórico é que na Alemanha existe uma gigantesca montanha de sal com 500 hectares e mais de 200 metros de altura. Já na Índia, terceiro maior produtor mundial, existem 11.800 produtores de sal marinho, gerando cerca de 1,1 milhão de empregos.

Além da história, são apresentadas 45 receitas criadas pelo chef Henrique Fogaça em pratos para diferentes comemorações: um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinks do happy hour, um brunch de domingo e churrasco com os amigos.

Em 190 páginas com centenas de fotos, o leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risotos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinks, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. E algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

VENDA - O livro está disponível na versão impressa ou em e-book em livrarias do Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Sal Grosso, lojas especializadas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora – www.essentialidea.com.br

Fonte: ZF Press