Verde Novo plantou e doou mais de 35 mil mudas de árvores em 2021

O Projeto Verde Novo teve um ano intenso em 2021, com o plantio direto de milhares de mudas e a distribuição de outros milhares aos moradores de diferentes regiões de Cuiabá. Somente este ano, foram 40 ações, com 35.763 mudas plantadas ou doadas até o mês de novembro.

O Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, por intermédio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá e desenvolvido em parceria com o Grupo Petrópolis, Prefeitura de Cuiabá, TV Centro América e o Instituto Ação Verde. O objetivo é mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios, que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.

O projeto engloba atividades teóricas de conscientização ambiental associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, bem como a distribuição de mudas.

O destaque do ano foi o delivery, em que a van do Verde Novo visitou vários bairros da capital, para entregar, diretamente aos moradores, mudas de árvores nativas e frutíferas, como ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), ipêzinho-de jardim, oiti, copaíba, goiaba, acerola, pitanga e abacate, entre outras.

O delivery de mudas atendeu aos bairros Dr. Fábio I e II, Pasqual Ramos, Pedra 90, Tijucal, Jardim Renascer, Três Barras, Despraiado, Distrito Industrial, Residencial Alice Novacki e Três Barras.

O projeto também promoveu ou foi parceiro em diferentes ações voltadas a arborização da cidade. Em novembro, por exemplo, o Verde Novo participou do plantio de 20 mudas de árvores na Orla do Porto e nas margens do Rio Cuiabá, como parte da programação de encerramento da parceria entre o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e a 13ª edição do Rally Ecológico.

Também em novembro, 10 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo Pomeri plantaram 110 mudas de árvores nativas e frutíferas do cerrado mato-grossense para restaurar uma área verde da cidade. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Adjunta de Justiça e da Superintendência de Administração Socioeducativa, Juvam, Juizado da Infância e Juventude e Promotoria da Infância e Juventude.

O projeto esteve presente na formação do paisagismo e da arborização em espaços estratégicos de Cuiabá, como parques e grandes avenidas. Foi o caso do plantio de 500 mudas e distribuição de outras 100 no Parque Tia Nair. Em um dos parques mais novos da cidade, o Parque da Família (próximo ao shopping Pantanal) foram plantadas 50 mudas, e distribuídas mais 500 já na área do shopping. Já o Parque das Águas recebeu o plantio de mil mudas.

Avenidas e até rodovias também foram beneficiadas com ações do Verde Novo. O canteiro da Avenida das Torres, próximo à rotatória do bairro Tijucal em Cuiabá, foi contemplado com o plantio de 400 mudas. Na MT-251, na saída para Chapada dos Guimarães, o projeto contou com a participação de dezenas de ciclistas para o plantio de 200 espécies nativas do cerrado no canteiro e nas margens da rodovia.

Já em uma das avenidas mais movimentadas de Cuiabá, a Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) foram plantadas 200 mudas no canteiro central, marcando o Dia Internacional da Biodiversidade celebrado em 22 de maio.

Todas as datas que alusivas ao meio ambiente também foram marcadas por ações do Verde Novo, como o dia da Árvore (21 de setembro); o dia da Natureza (4 de outubro); o dia de Proteção às Florestas (17 de julho); o dia do Combate à Poluição Industrial (14 de agosto); e o dia da Biodiversidade (22 de maio). A Semana do Meio Ambiente – o dia é comemorado em 05 de junho – foi celebrada com plantação de 1.250 mudas e distribuição de outras 1.500 em vários pontos da cidade.

Também receberam plantios de espécies nativas as Margens do Córrego Três Barras (200 árvores), Avenida Cássio Caberlin no Bosque da Saúde (103 árvores) e a sede da Secretaria de Estado Adjunta de Justiça (260 árvores).

Ao todo, desde o início do projeto em 2017, foram 464 ações com 144.287 mudas plantadas ou distribuídas. O projeto tem como parceiros o Grupo Petrópolis, a UNICRED, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção-9ºBEC, o Rally Ecológico e a concessionária Rota do Oeste.

O projeto Verde Novo se baseia no artigo 225 da Constituição Federal, que determina que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, além do Decreto Municipal n. 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana da capital e enfatiza a utilização de espécies nativas do nosso bioma na proporção de 70%. Outra diretriz é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas – ONU.

Acesse o hotsite do Projeto Verde Novo e confira outras informações.

Fonte: Angela Jordão - Coordenadoria de Comunicação do TJMT