ECONOMIA - “Gestores da área comercial serão fundamentais na recuperação da economia”, afirma especialista

Responsáveis por cuidar de assuntos estratégicos de uma empresa, os gestores comerciais fazem parte de uma profissão cada vez mais requisitada no mercado. Com funções que se baseiam na liderança, gestão de equipes e resultados, este é um grupo de profissionais que deve ganhar ainda mais notoriedade nos próximos anos, quando as empresas deverão buscar colaboradores cada vez mais capacitados e com múltiplas habilidades para a retomada do crescimento econômico.

É o que analisa o professor Daniel Auler, que coordena o curso de Gestão Comercial EAD na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Ele afirma que, no atual momento econômico nacional e internacional, essa é uma área oportuna para quem avalia ingressar no ensino superior e ainda está em dúvidas sobre o que escolher.

“O gestor comercial possui desde a sua formação uma compreensão ampla de diversas disciplinas que aumenta seu poder de análise visando tomadas de decisões mais assertivas, uma característica fundamental para quem exerce uma função de liderança”.

Auler explica que para atender as exigências do mercado, o gestor comercial estuda temas mais amplos como marketing, negociação, liderança e gestão de equipes, e temas específicos como formação de preço de venda, custos, finanças, atendimento e relacionamento com o cliente, entre outros.

“Pensando em garantir que este profissional esteja pronto para atuar em um período no qual as empresas vão exigir cada vez mais qualidade de seus colaboradores, a Univates passou a oferecer neste ano o curso de Gestão Comercial em nível superior na modalidade a distância. Desenvolvemos uma metodologia que permite que o profissional já na formação seja envolvido com atividades de comercialização em organizações de todo porte, afinal, é nas atividades de compra e venda que os negócios prosperam”, complementa o professor.

Formação

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem duração de dois anos e conta com carga horária de 1.600 horas. As mensalidades custam R$ 179,00 no primeiro trimestre, assim como os demais cursos EAD da Univates.

Para participar do processo seletivo, o candidato pode se inscrever gratuitamente em www.univates.br/vestibular e realizar a prova de forma on-line.

Para isso, ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, exceto em finais de semanas e feriados, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Também é possível ingressar utilizando a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009, aproveitar a nota da prova de redação realizada anteriormente na Univates ou apresentar histórico escolar de instituição de ensino superior. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 51 3714-7000.

Outros cursos EAD e polos

Na área das licenciaturas (formação de professores) são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção são os três bacharelados disponibilizados. As opções de superior de tecnologia são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Cooperativas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Ao todo, a instituição conta com 17 polos, localizados em Arroio do Meio, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Guaporé, Lajeado - Polo Sede, Nova Mutum (MT), Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires, Vera Cruz e Veranópolis.

Fonte: Redação ZF Press