INTERCÂMBIO - Universidade em MT possibilita estudos fora do país durante graduação

Programa da Univates tem convênio com universidades da Europa, África, Ásia, América do Sul e do Norte

Aprofundar os estudos universitários e, ao mesmo tempo, viver a experiência de morar fora do Brasil. É com este propósito que a Universidade do Vale do Taquari – Univates fundou o seu o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e oportuniza seus alunos a realizarem intercâmbio de um ou dois semestres durante a graduação.

Nascida no Rio Grande do Sul, a Univates inaugurou neste ano de 2021 sua primeira unidade fora do estado gaúcho, na cidade de Nova Mutum, Região Norte de Mato Grosso. A boa notícia é que os estudantes desta unidade também poderão participar dos intercâmbios acadêmicos tradicionalmente promovidos pela Univates.

Conforme a instituição, a internacionalização é um processo que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No total, atualmente a Univates conta com 75 instituições de ensino, em 31 países, localizadas na América do Norte, América do Sul, Ásia, África e Europa.

Dentre os países estão, por exemplo, Alemanha, Argentina, Canadá, China, Egito, Estados Unidos, Finlândia, México, Peru, Portugal, República Tcheca e Uruguai.

REQUISITOS – Para participar dos editais, que são abertos semestralmente, a Univates exige alguns requisitos.

O primeiro deles é estar regularmente matriculado em curso da Univates de graduação, sequencial ou técnico. Também é preciso ter cursado, no momento da inscrição, com aprovação, de 20% a 80% dos créditos do curso, preferencialmente.

É também necessário verificar as regras para cada instituição e o que cada uma oferece. Existe a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo. Outro ponto importante é ser aprovado na prova de proficiência de idioma para intercâmbio, também quando o edital exigir.

PASSO A PASSO – Para melhor auxiliar seus estudantes, a Univates possui em seu site um passo a passo para aqueles que estão interessados em viver a experiência internacional. O mesmo pode ser acessado aqui: https://www.univates.br/dri/alunos/mobilidade/passo-a-passo

OUTRAS INFORMAÇÕES – Para mais informações sobre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates, acesse: https://www.univates.br/dri/alunos.

MATO GROSSO - Vale lembrar que a Univates chegou em Mato Grosso em 2021 e, a partir de 2022, já contará com dois cursos de graduação presenciais, além de 17 cursos de Educação a Distância (EAD) nas áreas de gestão, tecnologia e educação. Cada um destes cursos contará com 40 vagas anuais.

A UNIVATES - Com sede em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, a Univates é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), ou seja, uma organização privada na qual não há distribuição de lucros, mas, sim, eles são reinvestidos na própria Instituição.

Durante todos os anos de dedicação ao conhecimento e ao crescimento da região, a Univates formou mais de 15 mil estudantes de graduação e sequenciais, 4.680 em nível de pós-graduação e 3.825 nos cursos técnicos. Atualmente possui em funcionamento 45 cursos de graduação presencial, 18 cursos de graduação a distância (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 22 técnicos, 37 pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de diversos cursos de educação continuada.

Fonte: Redação ZF Press