Pesquisa aponta que comerciantes de Cuiabá iniciam 2022 com confiança em alta

A pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), apresentou alta pelo segundo mês consecutivo e iniciou janeiro com 137,9 pontos. O aumento do otimismo do empresário do setor foi de 2,1% sobre dezembro de 2021 e de 12,3% no comparativo com janeiro do ano passado.

O presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que a evolução do indicador é uma notícia positiva não somente para a economia cuiabana, mas para todo o estado. “Com a retomada das atividades depois do pico da pandemia, a tendência é que as empresas retomem os seus faturamentos e voltem a gerar mais empregos. No entanto, a inflação em alta freia uma melhor retomada do otimismo dos comerciantes de todo estado”.

De acordo com a pesquisa, o índice atual é o segundo melhor nos últimos 13 meses. Todos os componentes que compõem o levantamento apresentaram variação positiva, com destaques para os índices que monitoram as condições atuais – da economia e do setor – e de investimento do empresário do comércio, que registraram alta de 2,9% no mês. Na comparação com janeiro do ano passado, a melhora dos componentes foi de 17,9% e 18,1%, respectivamente.

Para o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, o crescimento do Icec pode ser visto como um voto de confiança na retomada da economia em todo país. “Os comerciantes mato-grossenses acreditam na queda da inflação e na esperança da melhoria também da taxa de juros. É sempre bom ver que tanto do empresário quanto do consumidor iniciaram o ano com otimismo elevado”, disse o diretor.

A pesquisa revela, ainda, que a maioria dos comerciantes, dos 181 entrevistados, 94% pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 2,8% no mês e está 15,6% superior a janeiro de 2021.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT