Prefeito anuncia abertura de novos leitos de UTI no Hospital Referência Covid-19

Ocupação das UTIs Covid chegaram a níveis alarmantes

Diante do crescimento do número de casos de Covid-19 em Cuiabá e aumento da ocupação do Hospital Referência, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, durante a live realizada nesta terça-feira (25), a abertura de novos leitos de UTI adultos e pediátricos na unidade de saúde.

“Dos 20 leitos de UTI adulto, 19 estão ocupados, o que dá uma ocupação de 95%. Dos 5 leitos de UTI pediátricos, temos 3 ocupados, que representa 60% de ocupação. Perante esta situação, até a próxima sexta-feira, pretendemos abrir mais 5 leitos de UTIs pediátricas e mais dez leitos de UTIs adultos. Esperamos que não tenhamos que usar todos, mas estaremos preparados caso os leitos sejam necessários”, disse o prefeito.

Só nesta semana já foram abertos 27 leitos de enfermaria Covid adulto, que atualmente atende a maior demanda de pacientes nessa onda da pandemia. Além disso, foram abertos mais 9 leitos de enfermaria Covid pediátricos nesta terça (25).

O prefeito falou ainda sobre a enorme demanda que as Unidades Básicas de Saúde estão recebendo para realização de testes de Covid. “Só neste mês, até o momento, distribuímos 53 mil testes em toda a rede municipal e só a Atenção Básica fez mais de 20 mil. Neste mesmo período forma mais de 50.500 pessoas atendidas e quase 80 mil procedimentos realizados. É uma demanda nunca vista antes na Atenção Básica, e por isso solicitei à secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend que estude a possibilidade de abertura de pelo menos dois centros de Triagem Covid-19”, completou o prefeito.

Fonte: ROBERTA PENHA - Assessoria de Imprensa