Secretaria de Turismo debate cronograma de projeto com Sebrae para o ordenamento turístico do Coxipó do Ouro

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Cuiabá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) tem como objetivo incentivar e ampliar o número de turistas de uma das mais charmosas regiões da capital, o Distrito de Coxipó do Ouro. A iniciativa será construída visando potencializar o turismo, ampliando a visitação, a valorização da cultura, gastronomia, e ainda potencializar a geração de emprego e renda junto à comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro, distante cerca de 30 km de Cuiabá.

As ações foram apresentadas pelo Sebrae à SMT na terça-feira (22), na sede da Pasta. Conforme o secretário de Turismo, Zito Adrien, o trabalho de consultoria técnica integra o Plano Municipal de Turismo da Capital. Entre as ações a serem desenvolvidas estarão a sensibilização, o diagnóstico do potencial, a formatação de ações, capacitações, a comercialização visando a prática de turismo sustentável, conforme orienta o prefeito Emanuel Pinheiro.

"O importante é que a comunidade absorva a ideia que irá valorizar o local, potencializar o uso sustentável da localidade, que vai refletir na economia local, ampliando a renda e o emprego. Temos a história, a gastronomia e a cultura. Ao Sebrae caberá levantar o perfil do local e sinalizar o que deverá ser feito para atrair turistas de Mato Grosso e de outros estados. É importante para nós, não só pelo turismo, mas para a preservação da história da cuiabania. A gestão trabalha para que o local se consolide como rota turística, para quem vai visitar Chapada dos Guimarães. Lá, nasceu a nossa Cuiabá. Temos uma rica história no Coxipó do Ouro. Posteriormente, vamos levar a ideia para os demais distritos”.

A gestora do projeto no Sebrae-MT, Marisbeth Gonçalves, explica que o projeto piloto envolve a comunidade e que pretende fortalecer o destino do Distrito do Coxipó do Ouro.

"Queremos aumentar o turismo com pessoas de fora e também os cuiabanos. Mas, primeiro vamos levantar e indicar a potencialidade do local, como está funcionando, e a partir daí, propormos a parceria e trabalhamos muito a segurança do turismo e envolvendo a comunidade para que ela se aproprie desse projeto", disse.

Seguindo o cronograma, entre os dias 14 a 17 de março, uma equipe técnica do Sebrae irá realizar um trabalho de campo para sondagem junto à comunidade. E no dia 23, será realizada uma palestra de abertura dos trabalhos no local.

Fonte: FERNANDA LEITE - Assessoria de Imprensa