Cuiabá sobe em ranking e aparece entre as 10 melhores cidades brasileiras para empreender

A pesquisa foi feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil

Um levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira (16) pelo jornal O Estado de São Paulo coloca Cuiabá entre as 10 melhores cidades brasileiras para empreender. Segundo o texto, a pesquisa foi feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil.

O índice aponta ainda que a capital mato-grossense é uma dos quatro municípios que conseguiram melhorar o desempenho de 2020 para 2021, entrando no top 10 do ranking. Em 2020, Cuiabá ocupou a 61ª posição, com 5,70 pontos. Já no último ano, alcançou a pontuação de 7,59, subindo 51 posições na lista.

O estudo é uma das mais importantes ferramentas de avaliação do cenário de negócios dentro do país e será divulgado, na íntegra, ainda nesta no dia de hoje. Também conforme o levantamento, a região Centro-Oeste é um das que mais ganharam destaque nesta área. Para chegar aos resultados, os pesquisadores levaram em consideração critérios como ambiente regulatório, infraestrutura, capital financeiro, capital humano e cultura empreendedora.

“É mais um resultado positivo que a nossa gestão recebe com extrema alegria. O estudo mede o desempenho das 101 cidades mais populosas do Brasil. Então, estar entre as 10 mais bem avaliadas é um feito enorme para nossa amada Cuiabá. Temos a certeza de que nos próximos anos os avanços serão ainda maiores, pois sabemos de todo potencial de crescimento que Cuiabá possui”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

FOMENTO

Seja com obras, programas ou ações, a Prefeitura de Cuiabá tem, de forma contínua, buscado colaborar para o desenvolvimento econômico da Capital. No campo da infraestrutura, por exemplo, foram dois viadutos construídos, mais de 300 quilômetros de pavimentação, mais de 150 praças, parques, e ainda está em andamento a edificação do Contorno Leste, que será um novo corredor de mobilidade urbana e desenvolvimentista.

Ainda para alavancar esse crescimento, a gestão Emanuel Pinheiro lançou o programa Pra Frente Cuiabá, que desenvolve uma série de ações de fomento. São elas: Cuiabanco, Agro da Gente, Sine da Gente, Qualifica Cuiabá, Enem Digital e o Programa de Importação e Exportação de Cuiabá- IMEX.

“Por meio do Pra Frente Cuiabá, estamos incentivando o crescimento econômico, debatendo e promovendo ações com diversos segmentos dessa área. É um impulso que a cidade precisava, principalmente a partir dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19”, completa o chefe do Executivo.


Fonte: BRUNO VICENTE - Assessoria de Imprensa