DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Eletricistas mulheres se destacam no setor de energia fotovoltaica, em Cuiabá

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, histórias inspiradoras de eletricistas que atuam no setor de Energia Solar em Mato Grosso mostram que o mercado de renováveis tem cada vez mais postos de trabalho e oportunidades para mulheres. Cenário este que, até pouco tempo, era predominantemente ocupado por homens.

O relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) mostra bem essa mudança de realidade, já que, em 2019, o setor gerou 11,5 milhões de empregos no mundo todo e a indústria de energia solar fotovoltaica respondeu por um terço do total. Ou seja, aproximadamente 3,8 milhões, dos quais 32% eram ocupados pela força de trabalho feminina, em 2021 esses números continuaram em constante avanço.

Na capital mato-grossense, Neuza de Almeida Oliveira é funcionária do grupo Oeste Solar e conta que iniciou no ramo porque já exercia o trabalho de eletricista em outras empresas até que fez um curso na área de energia solar e se interessou pelo mercado. “Eu gosto deste trabalho e exercemos funções iguais aos dos colegas homens. Tenho expectativa de crescer na empresa e aconselho outras mulheres que gostam desse serviço que não tenham preconceito pois aqui não tem discriminação, todos trabalham igual”, afirma Neuza.

Aos 42 anos a também eletricista da Oeste Solar, Ariete de Espírito Santos, diz ter uma grande expectativa de crescimento dentro da empresa, até porque o uso da energia solar tem aumentado no mundo inteiro. “O sistema fotovoltaico é uma opção de energia que não tem poluição e não agride o meio ambiente e está em ascensão no mundo inteiro. E essa não é uma área só dos homens. Nós, mulheres, temos conquistado nosso espaço na área elétrica na empresa. E que venham mais mulheres para somar conosco”, destaca Ariete.

Para o diretor da Oeste Solar, Tiago Vianna, o cenário do mercado de renováveis com maior participação feminina em Mato Grosso é reflexo de uma tendência mundial do setor em que a mulher tem buscado se profissionalizar e ocupar o seu lugar no mercado de trabalho.

“Na Oeste Solar temos uma política de valorização e reconhecimento dessas profissionais, na busca da equidade de gêneros. A tendência do mercado em que atuamos é de crescimento nos próximos anos e, consequentemente, teremos mais postos de trabalhos ocupados por mulheres competentes em tudo que fazem. Então, deixamos aqui os nossos parabéns a vocês, mulheres pelo seu dia e o nosso agradecimento pelo seu trabalho”, finaliza Vianna.

A Oeste Solar, empresa especializada em energias renováveis, está localizada em Cuiabá, Mato Grosso, fundada em 2018, é a líder em capacidade instalada de geração fotovoltaica, em geração distribuída, responsável por aproximadamente 30%, dos 86 MW, na capital. Em geração de empregos. Atualmente o quadro de colaboradores conta com quase 300 profissionais.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa