Diversificação agrícola destaca Campo Novo do Parecis no cenário do agro de MT

Município é polo regional, procurado por moradores vizinhos para acessar rede de comércio e serviços, estudar e fazer bons negócios

A diversificação agrícola já é marca registrada de Campo Novo do Parecis, município da região Noroeste mato-grossense. Soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, milho pipoca, girassol e feijão comprovam que nas terras do Chapadão do Parecis o que se planta, cresce.

O município tem uma área total de 944,8 mil hectares e preserva 60% das terras, mesma média de área preservada no estado de Mato Grosso, mostrando a preocupação com a sustentabilidade ambiental e o respeito às leis brasileiras.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), são mais de 380 mil hectares cultivados com soja, o que representa 3,47% da área total do estado, de 10,92 milhões de hectares.

O milho de segunda safra (plantado na mesma área, após a safra de soja) ocupa mais de 250 mil hectares, ou 3,98% do total cultivado em Mato Grosso, que é de 6,28 milhões de hectares. O algodão também é destaque, com 120 mil hectares (10,61% da área total estadual de 1,13 mil hectares).

A grande oferta de grãos é um incentivo também para as atividades pecuárias, pois significa alta disponibilidade de matéria-prima para ração animal. De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, Campo Novo do Parecis soma 103.155 bovinos, 2.731 ovinos e 1.207 suínos.

Mas como a palavra-chave em Campo Novo do Parecis é diversificação de culturas, há o cultivo de milho pipoca, que destaca o município a nível nacional como o maior produtor do grão. Nesta safra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ser cultivados 29.650 hectares.

Outras culturas que merecem registro são o girassol, com 19,7 mil hectares, e a cana-de-açúcar, com 32 mil hectares.

A produção agrícola faz com que a população de Campo Novo do Parecis seja intimamente ligada ao campo, pois gera emprego e renda para cerca de 45 mil moradores do jovem município (são apenas 33 anos de fundação). O município tem hoje status de polo regional, pois muitos moradores de cidades vizinhas procuram por Campo Novo para realizar negócios, estudar ou utilizar a rede de comércio e serviços.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal é de 0,734 – alto em um ranking que vai até 1. Esse índice é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e é a unidade adotada para aferir o grau de desenvolvimento nos quesitos educação, saúde e renda.

Parecis SuperAgro

Principal feira de tecnologia e negócios do agro mato-grossense, a Parecis SuperAgro abrirá os portões em 29 de março em Campo Novo do Parecis. Com programação focada em inovação e sucessão na gestão rural, o evento mantém a projeção de reunir uma média diária de 5 mil pessoas no parque de exposições Odenir Ortolan.

“Atualizamos nossa programação, adequando as atrações para o contexto político e econômico que temos hoje e estamos prontos para receber os visitantes de forma segura”, observa o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet. O sindicato é quem promove a feira agrícola, que mantém o formato de palestras técnicas, vitrine de produtos e serviços e leilões de gado.

Fonte: Dialog - Assessoria de Imprensa Parecis SuperAgro