Evento da Fecomércio-MT traz grandes empresas brasileiras para falar sobre perdas no varejo

Nesta terça-feira (29), a Fecomércio-MT realizará o evento gratuito “Pare de Perder!”, que abordará formas de prevenir e controlar as perdas nas empresas do varejo. Além de exposição de equipamentos e novidades tecnológicas na área de segurança comercial, que ocorrerá de forma presencial na sede da federação, das 13h às 18h, o evento contará com a participação de executivos de grandes empresas brasileiras, a partir das 19h, que participarão de um painel que será transmitido de forma on-line pelo YouTube da Fecomércio-MT.

Para participar do evento à noite, os interessados devem se inscrever por meio do link na BIO da federação no Instagram. Na oportunidade, o diretor da Rede Serpal, Renato Del Cistia, abordará a importância em desenvolver a prática de prevenção de perdas nas empresas. Sendo uma das empresas mais antigas do estado no ramo especializado em materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação, a Rede Serpal emprega hoje 120 colaboradores de forma direta em uma fábrica e três filiais.

“Todos nós, cidadãos e empresários, já passamos por momentos de dificuldades, seja na vida ou dentro das empresas. No início da nossa carreira empreendedora, por falta de profissionais capacitados, tivemos que montar do zero o setor de prevenção de perdas, tão importante para a empresa. E isso ocorre por falta de conhecimento, pois não conseguimos enxergar certos detalhes que poderiam alavancar a empresa para um crescimento mais acelerado”, destacou Del Cistia.

A programação também contará com a presença do executivo do Grupo Riachuelo, Lenivaldo Barros, que apresentará os desafios das linhas de furtos internos e externos e boas práticas do setor fashion. Além dele, o executivo da Rede de Farmácias Pague Menos, Fernando Silva Alves de Oliveira, mostrará o case de sucesso no setor de drogarias, trazendo as experiencias focadas nas linhas de vencimento e de inventários parciais e totais.

Pelo segmento da construção, o executivo da empresa Casa & Construção, Anderson Santos, vai abordar o posicionamento estratégico do setor dentro da companhia e os maiores desafios da perda conhecida e desconhecida. Já no segmento alimentício, o executivo do Grupo Carrefour Brasil, Elizeu José de Lucena, vai expor as estratégias e posições que o departamento ocupa para ser reconhecido como um setor de grande importância nos lucros do grupo.

O presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), Carlos Eduardo Santos, apresentará dados relativos à perda em 15 segmentos do varejo, que no ano de 2020 chegou a R$ 23,26 bilhões. “Nós, que vivemos o dia a dia da perda, sabemos que sem um trabalho com análise dos resultados e agilidade nas ações de prevenção, não seria possível minimizar o impacto negativo que as perdas causam nas empresas”, disse.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância da utilização de ferramentas inteligentes na prevenção de perdas dentro das empresas. “São recursos tecnológicos que traduzem imagens e números em informações reais para que as empresas possam trabalhar a taxa de conversão dentro das lojas, a redução de desperdícios, a padronização nos processos, melhorando, dessa forma, a eficiência operacional como um todo, o que impactará diretamente nos resultados e na rentabilidade dos negócios”.

Além da Abrappe, o evento contará com a participação da Lais Gulin e Fernanda Maximiano, da ESI Exata Soluções Integradas, que abordarão os temos ‘Inteligência emocional e a prevenção de perdas” e ‘Tecnologia e prevenção, o casamento perfeito” trazendo cases de empresas mato-grossenses.

O evento conta com a parceria da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), Intelbras e ESI Exata Soluções Integradas. Durante a programação, haverá a realização de sorteios e brindes, como uma diária com acompanhante para o Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé (MT).

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT