Governador entrega contas ao TCE e destaca investimentos: “Estamos devolvendo à sociedade aquilo que é pago em impostos”

Mauro Mendes reforçou equilíbrio das contas e reconhecimento do Tesouro Nacional

O governador Mauro Mendes destacou os “robustos investimentos” do Estado, em todas as áreas, ao entregar as contas de 2021 ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

O ato foi formalizado na tarde desta segunda-feira (11.04), na sede do TCE-MT. O documento será analisado pelo conselheiro relator Valter Albano e será colocado em votação pelo pleno do tribunal para o parecer. Após, segue para análise da Assembleia Legislativa.

“O Governo tem demonstrado um programa muito forte de ajuste fiscal. Saímos de uma classificação C para A no Tesouro Nacional. E mais do que melhorar indicadores, estamos melhorando os investimentos e devolvendo à sociedade aquilo que é pago em impostos. Investimos 15% da receita em investimentos: obras na Infraestrutura, Educação, Segurança e em todas as áreas. O que nós podemos dizer é que existe uma excelente evolução no Estado e temos muito ainda a melhorar”, afirmou o governador

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, pontuou que a análise do tribunal será técnica sobre as contas, mas que os resultados em obras e ações “são visíveis”.

“O resultado em forma de obras físicas é expressivo. A sociedade acompanha e nós também. Agora nós vamos verificar a aplicação devida dos recursos. Nos anos anteriores o governador apresentou dados compatíveis e os resultados financeiros são visíveis”, disse Novelli.

O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, mencionou que o Estado novamente fechou as contas “no azul” e, com isso, tem conseguido aplicar ainda mais recursos naquilo que importa ao cidadão.

“Tivemos um resultado orçamentário superavitário, ou seja, que gerou receita para aplicar agora em 2022 na ordem de R$ 2 bilhões. Colocamos quase R$ 1,6 bilhão na Infraestrutura em obras de pavimentação, temos projetos de 4 hospitais regionais e outros dois em Cuiabá, e investimentos em todas as áreas. Cada centavo arrecadado está sendo aplicado para a sociedade”, finalizou.

Também participaram da entre os conselheiros Valter Albano, Guilherme Maluf, Sérgio Ricardo, Domingos Neto e Waldir Teis; o secretário de Estado de Fazenda, Fábio Pimenta; e o controlador-geral do Estado, Emerson Hideki;

Fonte: Lucas Rodrigues | Secom-MT