Judiciário de Mato Grosso presta homenagem a Cuiabá pelos seus 303 anos

Tchá por Deus (1)! Nesta sexta-feira (8 de abril), a cidade com a maior população do Estado, que a cada ano recebe novas levas de paus-rodados (2) que se juntam a sua calorosa gente, completa 303 anos. Em grande parte dessa história, o Poder Judiciário de Mato Grosso se fez presente e correu duro (3) para entregar uma Justiça com cada vez mais equidade e inclusão.

Mesmo na londjura (4) dos grandes centros urbanos, nos últimos três séculos Cuiabá cresceu aúfa (5) e se desenvolveu conforme as necessidades de seu povo, que exigia passos firmes rumo à evolução da cidade. E o Judiciário acompanhou o desenvolvimento da Capital aproximadamente pela metade deste período, desde a instalação do Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso, em 1874. Ali teve início uma parceria digoreste (6)!

Ê aaah (7)! E o tanto que a Capital mato-grossense e o Judiciário cresceram ao longo de todos esses anos... Se no início eram apenas cinco desembargadores naquele casarão situado no centro histórico da cidade, na chamada Rua de Cima, hoje são 30 vagas no Tribunal de Justiça. A mais recente sede da Corte da Justiça mato-grossense foi instalada no Centro Político Administrativo em 1976.

A atual presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, é cuiabana de tchapa e cruz (8) e guarda na memória as lembranças de brincar com outras crianças, sem moage (9), nos famosos quintais cuiabanos, repletos de frondosas mangueiras. “Era uma meninice muito diferente de hoje, com WhatsApp e internet. Os pais não precisavam ter cuidados especiais com as crianças, não se tinha notícias de crimes bárbaros como hoje”, lembra a magistrada.

À cidade onde nasceu, cresceu e trilhou toda a sua trajetória profissional, a desembargadora presta uma singela homenagem. “Neste 8 de abril, nossa maior homenagem a Cuiabá, essa terra querida, de gente aguerrida, alegre e acolhedora, é continuar trabalhando para garantir uma justiça com mais eficiência, equidade e inclusão. Parabéns, Cuiabá!”

Fórum Desembargador José Vidal - Além do Tribunal de Justiça, a cidade de Cuiabá abriga várias unidades judiciárias, sendo o Fórum da Capital a maior de todo o Estado. Ali, antes da pandemia da Covid-19, milhares de pessoas transitavam diariamente. Aos poucos, esse movimento vem sendo retomado.

O acesso à justiça, por meio desse Fórum, sempre esteve diretamente ligado ao desenvolvimento de Cuiabá, pois com o aumento da população e da renda, as demandas junto ao Judiciário também aumentaram aúfa (5).

O atual prédio do Fórum foi inaugurado em 28 de fevereiro de 2005 e uma das mais recentes benfeitorias do local, fundamental para aplacar o calor da cidade conhecida como Cuiabrasa (10), foi a obra de climatização, entregue pela Administração do Poder Judiciário em dezembro de 2020.

A melhoria no Fórum Desembargador José Vidal garantiu um ambiente com mais conforto para as pessoas que circulam no local diariamente. Também trouxe comodidade para o público interno, para os operadores do Direito e para a população.

Atualmente, na Comarca de Cuiabá (Fórum e juizados), atuam 75 juízes e juízas, com a ajuda de 638 servidores e servidoras e 210 estagiários e estagiárias.

Saiba mais sobre a relação entre Judiciário e a cidade de Cuiabá na segunda matéria sobre os 303 anos da Capital de Mato Grosso.

* Essa matéria foi escrita com palavras do linguajar cuiabano como forma de homenagear os cuiabanos de tchapa e cruz da nossa Capital! Se ficou com dúvidas, confira o significado abaixo:

1. Tchá por Deus = Expressão de espanto, admiração, dúvida
2. Pau rodado = nascido fora de Cuiabá
3. Correu duro = Andar mais rápido
4. Londjura = muito distante
5. Aúfa = bastante, muita
6. Digoreste = ótimo, exímio
7. Ê aaah = indagação
8. Tchapa e cruz = cuiabano autêntico
9. Moage = frescura
10. Apelido carinhoso em razão do calor predominante na cidade

Fonte: Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT