Primeiro dia do festival “Matula” reforça a valorização dos espaços públicos de Cuiabá

O festival segue até domingo (1º) e oferece a culinária cuiabana resgatando e colocando em evidência as receitas tradicionais de cada quitute da cuiabania

“Quem pensou em resgatar as feiras tradicionais, com muita comida, música, artesanatos típicos, está de parabéns”. Essas foram as palavras que Ivete Moreira, empresária, quando chegou na noite desta sexta-feira (29), na 1ª edição do Festival ‘Matula’, evento que está sendo realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na praça Santos Dumont.

De acordo com o secretário adjunto de cultura, Justino Astrevo, a Prefeitura, por meio da pasta, organizou e disponibilizou toda a estrutura para que o evento fosse realizado. “O Festival Matula é um projeto de valorização da culinária regional, onde levamos para o ambiente escolar a tradicionalidade como é feita a mojica de pintado, a paçoca de pilão, resgatando assim nossa cultura”, explica.

Justino ainda ressalta que esse festival incluiu escolas, comerciantes, artesãos e artistas e pode presenciar a adesão do público e a valorização dos espaços públicos da capital

“A prefeitura fez um esforço de reformar as praças e temos que trazer a população para esses locais. O Refestela por exemplo foi um sucesso e ano que vem teremos novamente. O pedido do prefeito é isso levar para as praças não apenas do centro, mas dos bairros essas feiras, para movimentarmos a cadeia da cultura em seus diversos seguimentos”, afirma.

Para a artesã, Maria Inocência, a iniciativa dessas feiras por meio da prefeitura de Cuiabá é de extrema importância devido a exposição dos trabalhos que não apenas ela desenvolve, mas todos os autônomos.

“Foi excelente saber e fazer parte desta ação, temos a oportunidade agora de apresentar o nosso trabalho para todos e em todos os locais da cidade. Só tenho a agradecer o apoio da Secretaria de Cultura e parabenizar pelo evento e pela organização”, pontua.

Segundo a diretora do Centro Educacional Maria Auxiliadora, irmã Divina Castrina, este é nosso primeiro evento em que o colégio participa, um momento de valorizar a cultura, a comida e os espaços. Ela relembra que no inicio quando receberam o convite ficaram um pouco apreensivos por nunca terem participado de um evento público, porém depois a empolgação foi geral.

“Escola não é só estudar é colocar em prática os conhecimentos, ficamos felizes com o convite e eu fiquei ainda mais contente quando descobri que o ‘Matula’, seria na praça Santos Dumont. Agora ficamos na expectativa para participarmos dos próximos”, enfatiza.

Jackeline Mendonça, servidora pública, ficou sabendo do festival pelas redes sociais e como queria ver a praça reformada, juntou o ‘útil ao agradável’e visitou com as filhas o evento. “Busquei as meninas na escola e viemos direto para a praça. Que alegria poder trazer as minhas filhas para este espaço e mostrar a nossa comida, ouvir uma boa música. A prefeitura de Cuiabá de está de parabéns, até porque já cansamos de passear no shopping, queremos fazer outras atividades”, frisa.

O Festival “Matula”, segue até domingo na praça Santos Dumont e a entrada é franca.

Programação:

Sábado, 30 de Abril

17h - O Grande Circo do palhaço Zablim Plim Plim e Suas Estripulias

18h – Waleska e Fernanda

20h – Os Originais

Domingo 01

17h – Tia Hanna

21h – Raízes do Samba

Fonte: JULIA MILHOMEM BATISTA - Assessoria de Imprensa