ARTIGO - Energia e o desenvolvimento de Mato Grosso

*Por Tiago Vianna*

Mato Grosso completa 274 anos de fundação neste dia 09 de maio!

Tenho orgulho de morar aqui, e estar à frente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia), entidade que atua em prol do progresso deste estado. O avanço da energia está totalmente atrelado ao desenvolvimento de Mato Grosso.

Dá para imaginar que a iluminação pública de Cuiabá já foi feita com lampiões de azeite? E todos os dias dois servidores ficavam responsáveis por acender e apagar as lamparinas!

Isso ocorreu por volta de 1874, alguns anos antes da fundação do estado, em 1878.

Muito diferente do que vemos atualmente, no qual ao apertar de um botão, a energia chega a quase todas as regiões e com ela vem o banho quente, o alimento refrigerado, a carga da bateria do celular, além do funcionamento das engrenagens da indústria e do comércio.

O mundo como vemos hoje não existiria se não fosse a energia elétrica e não será igual nos próximos anos, também devido às mudanças na forma como consumimos energia, e diretamente na economia também.

A energia produzida a partir de energia solar fotovoltaica se tornou mais barata do que a eletricidade de usinas movidas a combustíveis fósseis na maioria das nações. As energias renováveis vão tirar o carvão da rede, levando 80% do crescimento da demanda até 2030.

Mato Grosso está de parabéns, e muito à frente dos demais estados devido aos benefícios concedidos que incentivam o uso de energia renovável, principalmente da energia fotovoltaica. 

A partir do ano de 2023, os consumidores com uma média de demanda superior a 500kW conseguirão escolher os fornecedores e a concessionária que irão atender sua demanda por energia.

A principal delas será da fonte solar, e grandes empresas buscam comprar esse tipo de energia tanto por compromissos de redução de emissão de gases quanto por uma exigência da sociedade, o que influencia diretamente na imagem do negócio. 

Vale lembrar que Cuiabá, em janeiro deste ano, foi a primeira capital brasileira a atingir a marca de 100 MW de potência solar instalada em residências, fachadas e em pequenos e médios terrenos, segundo à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Parabéns Mato Grosso e sua gente!

*Tiago Vianna é presidente do Sindenergia MT, diretor regional no centro-oeste da Absolar, e diretor na Oeste Solar e Enersim.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa