ARTIGO: Mato Grosso 274 anos de conquistas

*Por David Pintor*

Mato Grosso é reconhecido como uma grande potência no agronegócio, mas o poderio econômico também se deve muito ao setor do comércio, presente muito antes da criação da capitania mato-grossense, que neste 9 de maio completa 274 anos.

Desde a chegada dos bandeirantes no território mato-grossense, o comércio sempre movimentou a economia, ainda no período colonial com os serviços de escambo e trabalho dos mascates. Afinal, com a corrida do ouro pelas descobertas de grandes jazidas, fez com que muitos para cá viessem, e isso ajudou a povoar a região. E, é claro, o comércio se fazia presente fortemente com vendas de alimentos, vestimentas, entre outros.

No início do século XIX teve início a organização de casas comerciais, pois até então havia diversos estabelecimentos que concentravam o movimento comercial e financeiro da região, com 30 lojas de fazendas e de secos e molhados em Cuiabá. Além dos ‘boliches’ e botecos, onde os mineradores gastavam grande parte do ouro que angariavam durante o dia.

Tem-se conhecimento também que a empresa mais antiga de Mato Grosso é datada de 3 de fevereiro de 1893, a firma Victorio Irmãos Costas apresentava diversos produtos e era um negócio administrado pela família. Há registros datados em 1898 de um comércio de pessoas conhecidas no estado, como Pedro Celestino Corrêa da Costa, ex-governador de Mato Grosso.

Em 2020, em um levantamento realizado pelo Ministério da Economia, Mato Grosso aparece em primeiro lugar como o estado com maior crescimento percentual na constituição de empresas no primeiro quadrimestre de 2020. Ao todo, foram registradas no estado 21.040 novas empresas.

Os dados apontaram um crescimento de 19,1% em relação ao último quadrimestre de 2019 e 5,8% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Do total, 5.993 foram empresas dos setores de Serviços, Comércio, Indústria, Agropecuária e outros, registradas na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

É claro que com a pandemia, o reflexo negativo no comércio foi de imediato. O isolamento social com o “lockdown” e o desabastecimento de mercadoria nos gêneros alimentícios foi sentido na pele por muitos comerciantes, boa parte desses tiveram que fechar as portas.

Hoje, os comerciários, passada a fase crítica da Covid-19, vivem um momento em que buscam se reerguer no mercado. E neste dia, em que Mato Grosso completa mais um aniversário, não poderíamos deixar de relembrar a importância do comércio na história de nosso estado. Setor este que movimenta e sempre colaborou de forma significativa com o desenvolvimento mato-grossense!

Mato Grosso criou 63,791 mil novos postos de trabalho formal em 2021, ocupando a segunda posição entre os estados da região Centro-Oeste a contribuir com a geração de emprego no país, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência!

Isso significa que “naquela pequena portinha” do comércio, muitas vezes pode ser o sustento de cerca de três famílias.

Parabéns Mato Grosso, parabéns aos que assim como eu escolhemos morar aqui, e juntos construir um estado cada dia melhor!

*David Pintor, é comerciante e presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL MT). Email: [email protected]

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa