ARTIGO - Mato Grosso: terra de oportunidades e conquistas

*Por José Wenceslau de Souza Júnior*

Entre os anos de 2020 e 2021, a capital de Mato Grosso saltou da 61ª posição para a 10ª melhor cidade para empreender no país. O dado consta no levantamento do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022, que é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

De acordo com a pesquisa, Cuiabá apresentou valores maiores que a primeira colocada, São Paulo, nos quesitos “Ambiente regulatório” e “Capital humano”, algumas das áreas pesquisadas para a obtenção do cálculo. Além disso, a capital mato-grossense é a mais bem posicionada se comparada com as demais capitais da região Centro-Oeste.

O cenário é bastante relevante para Mato Grosso, pois esse crescimento acaba favorecendo não só Cuiabá, mas todo o estado. Os setores do comércio e de serviços, por exemplo, apresentaram, em fevereiro, alta nos índices na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e na Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), ambas do IBGE, demonstrando crescimento do volume de vendas no comércio varejista.

Comparado ao mesmo mês de 2021, o aumento foi de 3,3%. Já o volume de serviços cresceu 8,3% nesse mesmo comparativo. Referente ao emprego formal, Mato Grosso possui 807 mil postos de trabalho, sendo 61% desses nos setores do comércio e de serviços, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Até março de 2022, o estado acumulava saldo de mais de 24 mil postos de trabalho, ficando atrás do estado de Goiás no Centro-Oeste. Esses dados revelam que, em uma economia com o agronegócio em destaque, a renda que circula é revertida nos demais setores e proporciona crescimento em diversas áreas, possibilitando muitas oportunidades empreendedoras e também de emprego aos cidadãos.

Nesta semana em que se comemora o aniversário de 274 anos de Mato Grosso, temos muito a comemorar. O estado tem se destacado e possui um enorme potencial para avançar ainda mais. Como comerciante há mais de 40 anos, tenho orgulho em dizer que me sinto um verdadeiro mato-grossense, pois vivi mais aqui do que na minha terra natal. E assim como eu, milhares de empreendedores e trabalhadores vêm em busca de oportunidades, realizam seus sonhos e, assim, contribuem para o desenvolvimento e a história deste estado.

*José Wenceslau de Souza Júnior é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e Sindcomac em Mato Grosso, comerciante há mais de 40 anos. E-mail: [email protected]